Sob aplausos, corpo de ex-governador Divaldo Suruagy é enterrado em Maceió

22/03/2015 17:48 - Política
Por Vanessa Siqueira
Image

Centenas de pessoas acompanharam o sepultamento do corpo do ex-governador Divaldo Suruagy na tarde deste domingo (22). Sob forte comoção e aplausos, o corpo ainda recebeu homenagens da Polícia Militar e uma salva de tiros. Ele morreu neste sábado após sofrer uma parada respiratória. Ele lutava contra um câncer.

Durante todo o domingo, amigos, familiares, autoridades e desconhecidos passaram pelo Palácio Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, para prestar homenagens durante o velório. Por volta das 14 horas o corpo saiu da antiga sede do governo e seguiu em carro aberto do Corpo de Bombeiros até o cemitério Parque das Flores, no bairro da Gruta de Lourdes, onde foi sepultado.

O ex-governador foi saudado com tiros, em sinal de respeito já que se tratava de um ex-chefe de estado, e uma homenagem da banda da Polícia Militar. Seu irmão, Divane Suruagy, discursou ao lado do caixão afirmando que ele dedicou a vida por Alagoas e pediu que o atual governador tomasse o exemplo de Suruagy para conseguir fazer muito pelo seu povo.

“Ele tinha profunda gratidão pela terra dele, dizia que Alagoas era nossa nação. Tudo que pudermos fazer pelo estado será pouco e não podemos falhar nessa nova geração da política. A você Renan [direcionando ao governador] que traz o gene no sangue, tenha a certeza que é possível dialogar, somos todos irmãos. Se não pensarmos de forma coletiva não estaremos fazendo nada”, declarou emocionado.

REFERÊNCIA POLÍTICA

Durante a manhã de hoje, vários políticos e autoridades estiveram presentes ao velório do ex-governador. Um dos principais pontos destacados sobre Suruagy era com relação à sua importância política para Alagoas.

No período da tarde ainda estiveram no cemitério o senador Renan Calheiros (PMDB), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Humberto Martins, além do senador Benedito de Lira, o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Washington Luis, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Alagoas (OAB), Thiago Bonfim, o deputado federal Givaldo Carimbão, entre outras autoridades.

Ele governou Alagoas por três mandatos, foi deputado federal e estadual, prefeito de Maceió e senador.

O ex-governador do Estado, Ronaldo Lessa, chegou ao velório emocionado e relembrou de sua relação política com Suruagy. Lessa foi deputado estadual na década de 80 e foi eleito governador em 1998 após o último mandato de Suruagy.

“Por ter sido oposição não fecho os olhos para os feitos dele. O Suruagy foi referência em dois pontos na política do Estado: na habitação, construindo diversos conjuntos populares, tendo firmeza á frente do governo em épocas difíceis, e também fez grandes obras com construção de estradas deixando um legado para Alagoas. Tenho muito respeito pela pessoa que ele era e pela família”, disse.

O prefeito de Maceió, Rui Palmeira falou sobre o legado deixado por Suruagy para a política alagoana e o definiu como leal, sério e simples. “Tive alguns encontros com ele no ano passado, acho que o último foi em fevereiro deste ano. Ele já estava bastante debilitado por conta da doença, mas sempre estava muito ligado à política, querendo saber sobre a prefeitura de Maceió e o governo do estado. É uma perda grande”, lamentou Rui.

Leia mais: Durante velório, autoridades destacam legado e referência política de Suruagy

A MORTE

O Ex-governador lutava contra um câncer no estômago e chegou a ficar internado no hospital Sírio Libanês em julho do ano passado. O problema de saúde o fez desistir da candidatura a deputado estadual. Ontem durante a tarde ele sofreu uma parada respiratória e chegou a ser socorrido, mas acabou falecendo a caminho do hospital Arthur Ramos.

A notícia de sua morte gerou grande repercussão no meio político. O governo do Estado e a prefeitura de Maceió decretaram luto oficial de três dias pela morte.      

VIDA POLÍTICA

Suruagy foi prefeito de Maceió (1965 a 1970), deputado Estadual (1971 a 1973), deputado Federal (1979 a 1983 e 2001 a 2002), duas vezes senador da República (1987 a 1990 e 1990 a 1995) e três vezes governador de Alagoas (1975 a 1978; 1983 a 1986 e 1995 a 1997).

No último mandato foi eleito com o melhor percentual entre os governadores do Brasil, com 81% dos votos, mas sua vida política sofreu um revés. Filiado ao PMDB , depois de ter passado pelos partidos: Arena, PSD e PFL. Seu terceiro mandato, se estabeleceu dentro de uma crise político-financeira e econômica no Estado.

O setor açucareiro com algumas usinas falindo, a Salgema sem produção, o atraso constante no pagamento do servidor público, o Programa de Demissão voluntária – PDV, as múltiplas greves  e os escândalos dos precatório que acabaram causando o afastamento de Suruagy do governo.

Divaldo Suruagy que nasceu em São Luis do Quitunde e era economista e historiador formado na Universidade Federal de Alagoas e deixa quatro filhos.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..