Rodrigo Cunha anuncia “edital” para selecionar comissionados de seu gabinete

26/02/2015 15:43 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Em uma época em que as nomeações dos gabinetes dos deputados estaduais da nova legislatura estão sendo questionadas pelo Ministério Público Estadual de Alagoas, uma iniciativa que chama a atenção foi anunciada pelo deputado estadual tucano Rodrigo Cunha na Casa de Tavares Bastos: selecionar parte de seus comissionados por “edital”.

Rodrigo Cunha afirma que a intenção é levar em consideração “meritocracia”. Desta forma, acabou reduzindo as nomeações por “indicação”, geralmente utilizadas para premiar os que trabalharam junto ao parlamentar na campanha. É natural que estes acabem conquistando a confiança dos que alcançam o mandato.

Como se dera o processo de seleção por edital anunciado por Rodrigo Cunha ainda é desconhecido, mas o anúncio foi feito durante a sessão de ontem, em seu discurso de estreia no parlamento estadual. O tucano também não informou ainda quantos serão selecionados desta forma e quantos já se encontram em seu gabinete por indicação.

Já que o assunto é transparência, seria interessante o detalhamento da proposta.

Aguardemos.

O tucano ainda chegou a encampar uma proposta que eu já havia cobrado neste blog: que a Mesa Diretora publique – já que o deputado estadual e presidente da Casa, Luiz Dantas (PMDB), se eximiu da responsabilidade pelas indicações – a lista dos comissionados por gabinete.

Rodrigo Cunha ainda frisou que é um pedido que faz direcionado à Mesa Diretora da Casa, mas que se não for adotada por esta “que seja uma prática dos deputados”. Ele ainda assumiu o compromisso de prestar contas, inclusive, da própria verba de gabinete. Se o fizer de fato, merece o reconhecimento. Como anunciou, é hora então de cobrar tais medidas.

Se Cunha fizer o que promete pode acabar obrigando – em um caminho sem volta – que todos os deputados estaduais façam o mesmo, diante das cobranças naturais que surgirão. Afinal, o que se mais cobra do parlamento estadual é justamente transparência. Algo que falta na Casa desde que a Casa é Casa. 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..