Mandato de Toinho Batista foi devolvido pelo irmão de seu aliado

23/02/2015 14:33 - Geral
Por Davi Soares
Image

A informação é pública, mas por conta das reações adversas que sua exposição pode provocar, só tem sido comentada nos bastidores da política do Estado. O fato é que Antônio de Araújo Barros, o “Toinho Batista” (PSDB), fez campanha para a reeleição do deputado estadual Inácio Loiola (PSB), que é irmão do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Washington Luiz Damasceno Freitas. O mesmo Toinho Batista foi alvo de escândalo nacional que expôs o pagamento de propina a vereadores. E deve retomar o comando da Prefeitura de Joaquim Gomes, por meio de uma decisão judicial do irmão de seu aliado.

Claro que o desembargador Washington Luiz tem justificativas legais para anular o afastamento de Toinho Batista. Inclusive, expôs em entrevista à TV Gazeta que “a comissão de parlamentar inquérito foi instaurada pelo requerimento de um cidadão comum e não subscrita por um terço dos vereadores”. Além disso, alegou que não foram dadas chances de defesa ao prefeito e aos vereadores.

“Não estamos aqui a dizer que o prefeito cometeu ou não irregularidades. Mas estamos a dizer, sim, que houve erros gritantes na tramitação legislativa”, argumentou o irmão de Inácio Loiola.

Os vídeos que flagravam vereadores recebendo propina foram alvo de reportagem veiculada no Fantástico. Toinho Batista estava afastado pela Câmara há dez meses. E oito dos onze vereadores foram presos há quatro meses durante uma sessão da Câmara de Joaquim Gomes e continuam afastados por decisão da 17ª Vara.

Longe de ser uma denúncia, é válido para o interesse público registrar a proximidade da relação política do irmão do presidente do TJ com o beneficiado de sua decisão monocrática.

Até porque o próprio Washington Luiz mantém uma vasta lista de aliados políticos cultivada desde os tempos em que cumpriu meio mandato de vereador em Piranhas e dois mandatos consecutivos de deputado estadual, entre 1989 e 1998.

Tal situação, que seria embaraçosa em outras paragens, pode se tornar comum no Estado de Alagoas, de agora em diante. 

Em tempo, Inácio Loiola foi o deputado estadual mais votado em Joaquim Gomes, com 863 votos (10,24%). 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..