Igreja de São José ameaçada de sofrer mutilações

22/02/2015 08:00 - Geral
Por Eliane Aquino
Image

A igreja de São José, em São José da Laje, está ameaçada de ser descaracterizada. Algumas mudanças já foram feitas e agora há um projeto para se trocar o piso e se retirar a histórica bia batismal. Um absurdo. A igreja é um dos poucos monumentos históricos ainda existentes na cidade. A sua preservação transcende a questão religiosa e exige do poder público local uma posição.

É uma construção em estilo barroco, inaugurada há 86 anos. Tem para o município um valor cultural na origem de suas raízes históricas.  Deve-se, ao contrário de se mutilar a obra, restaurar o que é preciso, como vários de seus antigos vitrais que estão depredados, por exemplo.

Não se pode questionar a necessidade da Igreja em abrir espaços e condições para seus rituais religiosos. Inegável que o local tornou-se pequeno ao longo dos anos para atender a demanda da religião e a espiritualidade não pode ser colocada de lado. Faz parte, igualmente, da cultura e da história de um povo. Não seria diferente em São José da Laje.

Mas é preciso se pensar em alternativas, como a construção de um novo templo, com total capacidade para contemplar as necessidades de hoje, e que o atual possa ser conservado como Patrimônio da cidade, num entendimento entre Igreja e sociedade, Afinal, é esse o tema que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) trata este ano, na sua Campanha da Fraternidade: aproximar a igreja das pessoas, dialogar mais, unir mais.

Porquanto, não vale qualquer intolerância no sentido de que, aos lajenses, cabe a luta de sua cultura, de sua história.

Disseram-me alguns lajenses que será feito um manifesto e entregue ao Arcebispo Dom Antônio Muniz. Não haverá nele nenhuma intenção de confronto com a Igreja. Ao contrário, será, na verdade, um apelo em favor da cultura local, em defesa de um entendimento. O que é legítimo.

Espera-se bom senso na preservação do monumento. 

 

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..