Visitas no sistema prisional são suspensas e mulheres de presos causam tumulto

13/12/2014 06:41 - Maceió
Por Gilca Cinara
Image

As visitas de parentes dos presos recolhidos nas unidades do sistema prisional foram suspensas com a paralisação de advertência dos agentes penitenciários, na manhã deste sábado (13).  Com a interrupção das atividades, as mulheres dos presos, que aguardavam a liberação para entrar nos presídios, ficaram revoltadas e provocaram o tumulto, inclusive quebrando os computadores de uma das recepções da entrada do presídio.

 De acordo com os agentes penitenciários, a reivindicação da categoria é a equiparação da escala de serviço, a implantação do adicional de periculosidade para todos os servidores e a saída do coronel Carlos Luna da Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Grande parte dos familiares, que seguiram para o sistema prisional, continua no local aguardando alguma posição, mas atearam fogo em pedaços de madeira e bloquearam a rodovia BR – 104, como forma de pressionar o fim da paralisação.

Os agentes afirmam que a Seris provocou uma mudança na escala de serviço dos agentes penitenciário lotados no presídio do Agreste, localizado na cidade Girau do Ponciano. “Antes a escala era a mesma para todos os servidores. Nós trabalhávamos um dia e folgada quatro dias. Depois houve uma mudança de trabalhar um dia e folgar três, com direito a folgas. Essa mudança já tem processo na Justiça para ser resolvida, mas não podemos admitir que uma parte trabalhe um para folgar quatro e outra trabalhe um para folgar três”, disse um agente penitenciário.

 Segundo eles, outro ponto também reivindicado é a implantação total do adicional de periculosidade que foi concedida somente para 40% da categoria. Sobre a saída do coronel Carlos Luna, os agentes afirma que sua gestão é ruim para os servidores, principalmente, a equiparação dos direitos de todos dentro das unidades.

Para evitar uma possível reação dos presos, todos foram mantidos trancados nas celas. A previsão é neste domingo (14), as visitas também estejam suspensas. A Seris informou para reportagem do CadaMinuto de que foi não comunicada oficial sobre a paralisação. 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..