Na delegacia, jovem que humilhou trabalhador diz tudo não passou de “uma pegadinha”

28/11/2014 12:34 - Polícia
Por Gabriela Flores e Lucas Alcântara *
Image

Atualizada às 15h53.

O jovem Thiago Soares Santos, 22, que aparece nas filmagens obrigando o trabalhador Misael Manoel dos Santos a se jogar no chão, compareceu, na tarde desta sexta-feira (28), ao 2º Distrito Policial, acompanhado dos pais e do advogado Raimundo Palmeira.

Ao ser questionado sobre a abordagem feita ao trabalhador, Thiago afirmou à reportagem do CadaMinuto que se tratava de “uma brincadeira, uma pegadinha”. "Não vou falar muito. Ainda estou abalado. Quero aproveitar agora para pedir perdão ao senhor Misael e à sociedade", disse o jovem, que é estudante de gastronomia e trabalha com o pai.

Thiago disse, ainda, que não procurou o trabalhador para se desculpar "com medo da reação dele". Mas, segundo contou Raimundo Palmeira, o jovem soliticou o encontro durante o depoiomento ao delegado Egivaldo Lopes, responsável pelo caso e titular do 2º DP. 

Confira o que disse Thiago e a mãe, Cristiane Santos, na saída da delegacia após o depoimento do jovem:

Defesa

Ao falar sobre a atitude dos jovens, Raimundo Palmeira disse que "há uma linha do Supremo Tribunal Federal que trata da possibilidade de roubo, quando de fato se quer roubar. Porém, a retirada da bolsa foi de brincadeira, o que não caracterizou o roubo, e sim apenas uma brincadeira". 

"A sociedade tem que ter equilíbrio para julgar o que eles fizeram. Misael foi sim exposto e teve atingida a sua honra e sua integridade quando pediram que ele se jogasse no chão e 'o bichinho' se deitou", declarou o advogado.

Quanto ao vazamento das filmagens para as redes sociais, Palmeira disse, ainda, que conversou com o jovem de nome Leonardo, identificado como motorista e proprietário do carro utilizado na abordagem ao trabalhador, para saber mais detalhes sobre o que aconteceu no dia, já que seu cliente, Thiago, "não lembra dos detalhes". 

"Leonardo revelou que, ao chegar em casa depois 'da brincadeira', ele e os colegas foram avaliar as imagens e viram que poderia se tratar de um crime. Com medo, eles resolveram enviar as imagens para um colega avaliar, mas não sabem como o vídeo foi parar nas redes sociais".

Delegado Egivaldo Lopes, titular do 2º DP e responsável pelas investigações 

 

Reponsável pelas investigações, o delegado Egivaldo Lopes conversou com a imprensa ao final do depoimento de Thiago. Segundo ele, que é titular do 2º Distrito Policial, inquérito será concluído antes do prazo de 30 dias. "As imagens mostram claramente que a conduta é de roubo, independente se foi brincadeira ou não. Agora se eles serão condenados por isso, aí é uma questão que deverá ser definida em juízo", disse Lopes, acrescentando que os três jovens deverão ser indiciados.  

Outros dois jovens

O advogado Antônio Benedito, que representa os outros dois jovens envolvidos no caso, também esteve no 2º Distrito Policial. Questionado sobre o comportamento dos dois rapazes que representa, Antônio fez questão de destacar que se trata de “dois jovens de sociedade”. Ambos foram identificados apenas como Leonardo, que dirigia, e Daniel, autor das imagens. 

Advogado Antônio Benedito. Foto: Lucas Alcântara
Advogado Antônio Benedito 

 

Segundo a defesa, na noite do acontecimento, Leonardo, proprietário do veículo, não tinha ingerido bebida alcoólica. "Ele não sabia de nada. Parou o carro a pedido de Thiago”, disse, reiterando que seus clientes deverão se apresentar na próxima semana, entre terça (02) e quarta (03).

O caso

As imagens que simulam o assalto ao trabalhador foram divulgadas nas redes sociais no domingo (23), mas, segundo disse à polícia, a vítima foi abordada pelos “assaltantes” por volta das 6h da sexta-feira (21), em frente a uma casa de shows no Stella Maris.

Nas imagens, o grupo supostamente de classe média aborda Misael e o jovem Thiago Soares simula uma espécie de revista policial ou assalto. Sobre a “brincadeira”, o trabalhador afirma que se sentiu humilhado e disse que quer justiça, “que os jovens paguem pelo que fizeram”.

Confira a "brincadeira":

* Colaborador

 

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..