Collor explora religiosidade e inclui igrejas entre "suas obras"

28/08/2014 05:43 - Geral
Por Davi Soares

No feriado do dia da padroeira de Maceió, o programa eleitoral do senador e candidato à reeleição Fernando Collor (PTB) exibiu ontem uma homenagem à Nossa Senhora dos Prazeres e à fé do povo alagoano e que o ex-presidente da República diz ter.

Durante o programa exibido nesta quarta-feira (27), foi elencada uma série de igrejas alagoanas restauradas graças a recursos de emendas parlamentares obtidos pelo senador petebista. Todas “obras de Collor”, de acordo com a narração do guia do senador, direcionado à conquista de votos do eleitorado católico.

“A questão religiosa sempre esteve muito presente em mim. E a questão religiosa entendendo-se como fé... Que eu agradeço, sempre, a oportunidade que tive de conhecer uma figura como Frei Damião, uma influência extremamente positiva na minha vida, tanto é que, até hoje, eu carrego comigo a cruz que ele me ofereceu. E as minhas orações, nas manhãs e à noite, eu sempre faço com esse crucifixo que me foi dado por Frei Damião”, diz Collor, sob a suavidade de uma trilha sonora.

Depois de relacionar os templos católicos restaurados – que em sua maioria fazem parte do patrimônio arquitetônico, histórico e cultural do Estado de Alagoas –, o narrador inclui igrejas centenárias entre o que chama de “obras de Collor”. Entre elas, a Catedral Metropolitana de Maceió; a Igreja dos Martírios e o Arcebispado de Maceió, no Centro; além da Catedral de Penedo; do Santuário Virgem dos Pobres, no Vergel; e da Igreja de São João Bosco, no Benedito Bentes.

Maior parte das restaurações foram feitas com recursos federais. Mas a obra da Capela de Nossa Senhora dos Remédios, de Coqueiro Seco, foi restaurada com o apoio do Instituto Arnon de Mello, segundo a narração.

Do Frei Damião ao papa

Collor encerra o programa dizendo que encontra alegria e a paz na fé. E que acredita no “Deus da fé” presente na cultura do nordestino, independente de religião. Na sequência, são resgatadas imagens de encontros do senador com líderes religiosos católicos e evangélicos.

Em uma das imagens, a legenda curiosa: “Em 1991, Fernando Collor, Presidente, trouxe a Maceió o Papa João Paulo II, hoje canonizado São João Paulo II”.

Assista ao programa, na íntegra:

A equipe de marketing da campanha de Collor fotografou a presença do ex-presidente na procissão de Nossa Senhora dos Prazeres, pelas ruas do Centro de Maceió. E publicou sete fotos em seu perfil do Facebook.

É sempre questionável o uso da religiosidade como plataforma política. Mas evitarei maiores comentários, por respeitar a fé de quem tem.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..