Candidata do PSTU exibe beijo gay e expõe tabu da política alagoana

28/08/2014 08:52 - Geral
Por Davi Soares
Image

A cena durou apenas três segundos, mas deverá repercutir na história política de Alagoas como o primeiro beijo gay exibido na propaganda eleitoral no Estado. Em silêncio, os dois homens que se beijaram foram o mote do discurso de uma candidata a deputada estadual do PSTU, a estudante Luciane Araújo, de 26 anos. Lu, como se identifica em sua marca de campanha, defende o direito de amar entre os cidadãos, sem que sejam alvo de qualquer tipo de descriminação.

“Todas as pessoas têm o direito de amar a quem quiser, sem ser recriminadas por isso. Será que mais alguém precisa morrer pra que a gente tome alguma providência? Muitas pessoas sofrem com o preconceito contra lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e transexuais. É preciso criminalizar a homofobia. Toda forma de amor vale a pena!”, defende Lu, antes do pedido para que o eleitor vote “em quem luta ao seu lado”.

A imagem e o discurso, apesar de estarmos em plena evolução civilizatória, devem ter chocado setores conservadores da sociedade que preferiam marginalizar e até matar quem demonstra e vive sua afetividade por pessoas do mesmo sexo. Isso mesmo, matar, já que Alagoas é um dos estados mais violentos do País campeão mundial de crimes contra homossexuais, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

O que ainda é considerado um verdadeiro sacrilégio para os dogmas da cultura coronelista da nossa política contradiz com a atuação de homossexuais e lésbicas, há anos, na política alagoana. Muitos deles foram eleitos, inclusive, para posições de destaque na política. Mas jamais exploraram uma defesa tão clara e contundente da preservação de seus iguais, como a jovem política Lu acaba de fazer.

Pelo menos teoricamente, a política é espaço para a tolerância e o respeito à diversidade de opiniões e comportamentos legais. E é nesta trincheira que a jovem Luciane Araújo acaba de travar sua primeira batalha. Com o amor na linha de frente.

Veja o vídeo da propaganda da candidata do PSTU:

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..