Heloísa Helena começa a ganhar apoio de campos políticos diversos na busca pelo Senado

25/08/2014 09:16 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Um fator tem chamado atenção na campanha da vereadora Heloísa Helena (PSOL) na briga por uma cadeira no Senado Federal. De acordo com as mais recentes pesquisas, a psolista enfrenta diretamente o senador Fernando Collor de Mello (PTB), candidato à reeleição.  Collor lidera as pesquisas, mas a disputa é acirrada.

O candidato petebista – ainda conforme pesquisas – possui uma forte densidade eleitoral, mas também um alto índice de rejeição. Em função desta rejeição, algumas figuras públicas que não estariam apoiando Heloísa Helena - se o cenário fosse outro ou se uma terceira via se mostrasse mais competitiva – acabam migrando para a psolista e declarando publicamente a posição.

É o que acontece, por exemplo, o com o ex-secretário de Educação e advogado Adriano Soares. O apoio a uma candidata de esquerda acaba por se chocar com algumas convicções políticas que o advogado já expôs nas redes. Todavia, Soares tem pedido apoio para Heloísa Helena e até ofertado auxílio jurídico na campanha.

Mas os apoios não param por aí. Heloísa Helena também contará – como já anunciado – com o voto do parlamentar estadual João Henrique Caldas (Solidariedade), que disputa uma das vagas da Câmara Federal. Ao declarar seu voto, Caldas causou uma polêmica na coligação a qual faz parte – que é encabeçada pelo senador e candidato ao governo Benedito de Lira (PP), que foi o principal rival de Heloísa em 2010 – já que sua mãe, Eudócia Caldas era suplente do candidato ao Senado, Omar Coêlho (Democratas).

O mais recente apoio que causou estranheza veio do tucano Julio Cézar, que disputa o governo do Estado de Alagoas pelo PSDB. O candidato declarou voto em Heloísa Helena durante uma twitcam em que dialogou diretamente com eleitores. Os votos conquistados em setores inesperados podem não parar por aí.

Teotonio Vilela Filho – um dos rivais políticos de Fernando Collor de Mello (PSDB) – não conseguiu articular uma candidatura competitiva para disputar o espaço com Collor. A chapa tucana havia registrado o nome de Eduardo Magalhães, mas este desistiu da disputa. Na verdade, conforme bastidores, Vilela queria colocar Thereza Collor na disputa. Uma forma de derrotar o petebista, ou pelo menos tentar.

Vilela e Collor se confrontam desde a pré-campanha, quando havia a possibilidade do governador ser candidato ao Senado. Collor tem sido um ferrenho crítico de sua administração. Há quem afirme nos bastidores que Vilela pensa em declarar o apoio a Heloísa Helena numa tentativa de transformá-la de vez na força “anti-Collor” do processo eleitoral.

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..