O que uma foto SELFIE diz sobre você?

24/08/2014 05:04 - João Kepler
Por Blog do João Kepler
Image

Para quem não sabe o que é SELFIE, eu explico: Os selfies são autoretraros em situações inusitadas. São aquelas fotos postadas em Redes Sociais com poses focando o rosto, o corpo, os amigos, fazendo biquinho ou fotos mostrando o o look do dia ou da noite, na academia, no restaurante, no espelho do banheiro, na festa, na praia e por ai vai. 

Existem vários tipos e desmembramentos do famoso SELFIE. Por exemplo o BELFIE que é fotografar o próprio bumbum, o SELFITENESS para fotos em academias,  SELFIESERVICE para fotos em restaurante, o BREGGIE  que são aquelas fotos postadas com o objetivo de provocar inveja nos amigos ou nos seguidores, o SELFIEPET com o animal de estimação. SELFIECAR de foto dirigindo. o SELFMERCHAN muito usado pelas Blogueiras para promover produtos e serviços aos seus seguidores. Enfim, uma infinidade de variações da palavra SELFIE que no final das contas quer dizer a mesma coisa, inclusive aquelas fotos em que a pessoa não aparece, apenas mostra o ambiente, um cenário, uma coisa ou objetos.

O que leva cada vez mais pessoas a abrirem mão de sua privacidade e divulgar detalhes da sua intimidade nas redes sociais?  Na verdade, as pessoas gostam de se relacionar e de contar aspectos de sua vida particular às outras.  Os brasileiros têm o hábito de se expor, de dizer que vão viajar ou que estão viajando, de contar o que compraram, do que comem e etc..  A resposta mais assertiva e verdadeira na minha opinião a esse movimento é: "EGO" na sua forma fotografada, todo mundo quer parecer bem e e se possível que tem uma vida interessante.

O SELFIE é na verdade, uma "construção idealizada" de si mesmo. As pessoas querem se mostrar felizes e bonitas nas fotos, de forma que os outros a desejem ou invejam (de preferência no bom sentido) o que ela tem ou está mostrando nas imagens.

O SELFIE pode também ser usado para montar uma cena interessante, como por exemplo o mais famoso selfie do mundo, o da Ellen DeGeneres no Oscar com alguns dos artistas mais badalados de Hollywood. A foto fez tanto sucesso que derrubou o Twitter e foi a imagem mais compartilhada nas redes sociais na história.


NÃO! antes que ache que sou contra ao SELFIES, a respota é não, inclusive eu também faço de forma equilibrada, mas prefiro aquelas fotos com a família e amigos. Essa foto acima por exemplo, eu tirei no prêmio da Revista S.Mag.  Mas é preciso entender que na internet não há um nível suficiente de privacidade, além disso, tudo na vida tem que ter moderação. Mas parece que as pessoas perderam o bom senso, a noção do perigo, do respeito e até do convivio em sociedade, com o objetivo de mostrar sempre os seus "melhores" closes, momentos e diferenciais em busca de Relevância Social, além de curtidas e comentários, como fator de bem-estar.


Mas o que chama atenção é que as pessoas que se expõe desta forma, não param pra pensar no que o autorretrato diz realmente sobre elas nas Redes Sociais.  

O que teria por trás de uma ingênua foto no espelho ou em uma academia mostrando que a pessoa está malhando, por exemplo?  Qual a verdadeira intenção? Nenhuma!? Mas pessoas (os seguidores) já começam a INTERPRETAR nas entrelinhas o que sua foto quis dizer na verdade. Como virou moda ou mania, ninguém olha uma foto de forma superficial, as pessoas já interpretam, entendem, percebem ou imaginam o que deve ter por trás daquela imagem, seja a intenção de mostrar que é natural, linda(o), de mostrar disposição para exercícios, de mostrar que é sarada(o), ou até mesmo "outras intenções" mutas vezes ou quase sempre equivocadas ou até maldosas, Pois bem, as pessoas imaginam e percebem nesses SELFIES quando é uma montagem, um ângulo extato para parecer bonita(o), um objeto ou um bem ou uma marca inseridos discretamente na foto para parecer rica(o), fashion, cool ou glamourosa(o).


Nunca olho o lado negativo das coisas, muito pelo contrário, mas como especialista em internet e comportamento Digital, sou obrigado a estudar sobre esta maneira de expressão também.


Enfim, pare pelo menos para pensar no que o autorretrato diz sobre você e sua intenção nas Redes Sociais ou pelo menos tenha mais cuidado com a super exposição. 


Pronto para fazer o seu SELFIE? Prepare o seu Smartphone, sorria e não se esqueça de colocar hashtags. 

Pense Nisso!  @JoaoKepler

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..