Tema de campanha presidencial de Heloísa é usado para reeleger Dilma

20/08/2014 06:05 - Geral
Por Davi Soares
Image

O marketing político da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff levou ao ar em seu primeiro guia eleitoral um símbolo da campanha presidencial da então senadora alagoana Heloísa Helena (PSOL), quando ela concorreu contra a reeleição de Lula, em 2006. No programa exibido nesta terça-feira (19), a imagem de Dilma é ligada à expressão “coração valente”, utilizada pela vereadora de Maceió e atual candidata a senadora, há oito anos.

A ideia de chamar Dilma de “coração valente” foi do marqueteiro João Santana, recordista mundial em eleições de presidentes. Ele elegeu seis, desde a reeleição de Lula, em 2006, passando por Mauricio Funes (El Salvador, 2009), Dilma Rousseff (2010), Danilo Medina (República Dominicana, 2012), José Eduardo dos Santos (Angola, 2012) até Hugo Chavez/Nicolás Maduro (Venezuela, 2012).

Um jingle foi a forma encontrada pelo marqueteiro para incutir no inconsciente do eleitor o perfil combativo de Dilma, resgatado de seus embates do passado contra a Ditatura no Brasil. Apesar disso, a canção em ritmo de xote não cita os anos de chumbo. Fala de sua última experiência na vida pública e dos motivos para o povo querer sua reeleição, fazendo referências às insatisfações populares já medidas pelas pesquisas de opinião com relação ao governo.

“Mulher de mãos limpas... Tô com você! Mulher de mãos livres... Tô com você! Mulher de mãos firmes... Vamos viver uma nova esperança, com muito mais futuro e muito mais mudança. Dilma, coração valente, força brasileira, garra desta gente! Dilma, coração valente, nada me segura, para seguir em frente! O que tá bom, vai continuar. O que não tá, a gente vai melhorar. Coração valente!”, diz o trecho final do jingle de Dilma.

Assista abaixo o clipe do jingle. Ou se preferir clique aqui e veja todo o guia eleitoral exibido nesta terça-feira (19), que exibe uma outra versão do clipe da canção, a partir dos nove minutos e 26 segundos de programa..

 

Valentia contra o mensalão

A expressão coração valente fez parte do material de campanha de Heloísa Helena, quando a então senadora se rebelou contra o PT de Lula e contra os escândalos do mensalão. E também resultou em canção feita pelo compositor Vital Farias especialmente para homenagear a vereadora alagoana que concorre ao Senado nestas eleições, pelo partido fundado por dissidentes petistas.

“Coração valente, ciranda do amor, és água corrente, beija um beija-flor. Vejo um sol nascente de alegria e paz. Coração valente, um Brasil nascente, quero muito mais”, diz a canção composta para Heloísa.

Veja a composição feita para Heloísa Helena, exibida por Vital Farias em congresso do PSOL, há cinco anos:

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..