Aliança de Biu com gestores condenados é questionada em sabatina

20/08/2014 10:30 - Geral
Por Davi Soares
Image

Durante a sabatina de ontem, na TV Gazeta, o senador e candidato a governador Benedito de Lira (PP) foi pressionado a se explicar sobre casos de improbidade administrativa e corrupção envolvendo prefeituras comandadas por filiados ao partido em Alagoas. Biu teve de responder o motivo de ele manter no PP e de ser aliado a prefeitos presos ou condenados por ilegalidades.

A sabatina foi exibida na noite desta terça-feira (19) no programa AL TV 2ª Edição, da filiada da Rede Globo em Alagoas. E durante a entrevista, o candidato a governador do PP também disse que o compromisso firmado por ele com a convocação da reserva técnica do concurso da Polícia Militar vai depender do mesmo entrave que impede o governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) de fazer estas contratações: a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Logo no início da entrevista, o jornalista Filipe Toledo lembrou a Biu das prisões da ex-prefeita de Estrela de Alagoas, Ângela Garrote (PP), e do filho dela, Arlindo Garrote (PP), atual prefeito do município que detém índices de desenvolvimento humano e educação entre os piores do País. E perguntou se este seria o modelo de gestão – do PP – que o alagoano quer e merece para Alagoas.

Benedito respondeu que este não seria o modelo de gestão do PP. E negou a vinculação do PP com “qualquer tipo de mal feito que seja feito por qualquer tipo de prefeito ou de pessoal que possa exercer um mandato”. E concordou com a afirmação do apresentador de que a conduta desses políticos feria a “filosofia do PP”. Mas atribuiu as ações da polícia e do Ministério Público contra seus aliados a “motivações políticas” e denúncias resultantes do acirramento da política local.

“Neste caso do prefeito de Estrela de Alagoas, o Arlindo Garrote, houve uma investigação e depois, então, determinaram a prisão desse rapaz. Dias depois, ele foi liberado. Consequentemente, às vezes, as prisões fazem até para fazer – vamos dizer assim – uma motivação política”, argumentou Biu de Lira, sobre a família que também já foi acusada em casos de homicídios.

O entrevistador lembrou que a Justiça teria acolhido as denúncias contra os gestores do PP em Estrela de Alagoas. E que o mesmo ocorreu com os ex-prefeitos de Palestina, Júnior Alcântara, e de Pariconha, Moacir Vieira da Silva. Neste momento, Biu corrigiu a informação de que estes últimos prefeitos do PP teriam sido presos. Mas justificou o motivo de tais gestores condenados por irregularidades continuarem marchando ao seu lado, no PP.

“O partido não considera isso um fato absolutamente normal. Logicamente que, todo mundo ao ser condenado, seja por qual for o crime, ele tem direito de defesa. E só se considera condenado quando ele tem uma sentença condenatória transitada em julgado. O simples fato de receber uma denúncia, vem uma ação e a polícia prende uma pessoa, não significa dizer que ela tenha sido responsabilizada por aquilo. No decorrer da instrução processual, lógico que isso pode mudar totalmente a ação que foi proposta”, afirmou o candidato a governador do PP.

Compromisso com a reserva técnica

Sobre o compromisso de convocação de novos policiais concursados, firmado no dia anterior com uma comissão de aprovados no concurso público da Polícia Militar em 2012, Biu disse que a convocação da reserva técnica da PM será feita “quando for necessária”. E justificou que ainda deverá analisar se há espaço nos limites de gastos com pessoal impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Este concurso está dentro da validade [vence em 2015]. E eles serão chamados, logicamente, quando for necessário. Agora, temos uma dificuldade. Porque não adianta está aqui para enganar as pessoas. Nós temos uma Lei de Responsabilidade Fiscal que cria dificuldades. Confesso a vocês que sou contrário a este tipo de procedimento. A lei deve existir, sim. Agora você terá que fazer uma flexibilização para cuidar... Na parte da saúde, educação e segurança, parece que ela não é justa”, afirmou Biu de Lira.

O candidato a governador defendeu uma ação conjunta dos governadores eleitos junto ao governo federal para que haja a flexibilização da LRF. “Porque você precisa atender a população nos segmentos da saúde, educação e na segurança pública. Porque o efetivo da polícia é exatamente quem dá condições para dar condições de fazer a proteção e segurança pública para a população”, complementou.

Quando questionado se este discurso de se “não se comprometer nem negar” a convocação da reserva técnica, Biu de Lira reafirmou a existência de seu compromisso com os concursados da PM.

“No momento em que não tiver recursos para fazer a contratação de policial, vamos cortar onde tiver possibilidade de ser cortado. Vamos fazer corte no orçamento, contanto que sobre dinheiro, porque nós temos uma capacidade de gastos de até 49% para usar com pessoal”, respondeu Biu, antes de admitir que somente depois de ter o orçamento em mãos é que poderá avaliar as condições reais para viabilizar a contratação. “Onde você estiver, você terá conhecimento dessas ações que iremos praticar para tornar possível e viável a ação de segurança pública para os alagoanos”, concluiu Biu.

Na noite desta quarta-feira (20), será sabatinado o candidato a governador do PSDB, o jornalista e vereador de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar.

Clique aqui e assista a íntegra da entrevista com Benedito de Líra. E leia sobre o primeiro entrevistado da série de sabatinas, Renan Filho (PMDB), clicando aqui.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..