Sabatina confronta Renan Filho com indicadores sociais de Murici

19/08/2014 09:54 - Geral
Por Davi Soares
Image

O padrão nada amigável – como deve ser – das entrevistas da Rede Globo com candidatos majoritários marcou das perguntas feitas pelos apresentadores nas séries de entrevistas nos telejornais locais e do Jornal Nacional. O primeiro entrevistado de ontem no AL TV 2ª edição foi o candidato a governador Renan Filho (PMDB). E os péssimos indicadores sociais de Murici estiveram no centro do debate, como estarão durante toda a campanha. A principal pergunta: como o alagoano pode confiar em um gestor que não mudou a realidade de Murici?

Atualmente, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da cidade alagoana já administrada por Renan Filho é o 5421º entre os 5.570 municípios do Brasil. O péssimo indicador foi exposto porque a situação era comparativamente bem melhor no primeiro ano do primeiro mandato de Renan Filho como prefeito, que governou entre 2005 e 2010.

A queda do IDH de Murici foi negada pelo candidato a governador, diante da pergunta do jornalista Filipe Toledo, que apontou a descida de mais de 524 posições do município no ranking nacional do IDH. A queda no ranking foi admitida, por Renan Filho. Mas ele apontou um crescimento no índice, ao condenar a queda do índice em Alagoas.

“O IDH de Murici não caiu. O de Alagoas, como um todo, tem caído. E precisamos recuperar isso. Alagoas era o penúltimo IDH do Brasil. E nos últimos anos virou o último UDH. Fomos ultrapassados pelo Piauí e pelo Maranhão. A qualidade de vida em Murici melhorou. Inclusive, um dos grandes indicadores internacionais medido pela Unicef deu a Murici um prêmio por ter reduzido 90% da mortalidade infantil, que é um dos itens do IDH. Além disso, a renda e a saúde são muito importantes também. Por isso queria dizer que Murici avançou no IDH, agora”, respondeu Renan Filho.

Quando deparado com a mesma crítica, de que 524 municípios ultrapassaram Murici no ranking do IDH, Renan Filho, voltou a destacar que Alagoas caiu enquanto Murici avançou no IDH. Porém, sob a mesma ótica do argumento de Renan Filho para exaltar o avanço do IDH de Murici, que subiu de 0,391 (muito baixo) em 2000 para 0,527 (baixo) em 2010, Alagoas também não piorou seu IDH, que saiu de 0,471 (muito baixo) para 0,631 (médio) no mesmo intervalo de dez anos.

“Murici evoluiu na qualidade de vida de seu povo. Nós precisamos fazer mais. Estamos propondo que Alagoas possa crescer na mesma velocidade dos outros estados do Nordeste”, afirmou Renan Filho.

Depois de dizer que o avanço de Murici foi uma de suas marcas, o candidato do PMDB voltou a negar outro dado oficial sobre a população de Murici, que de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diminuiu o número de escolas (de 37 para 33) e de matrículas no ensino fundamental (de 5.834 para 5.771) e na pré-escola (de 770 para 422). Foi quando Filipe Toledo perguntou como o alagoano pode confiar na evolução e revolução prometidas por Renan Filho nos respectivos níveis de ensino básico e médio.

“Todas as secretarias do Estado vão trabalhar articuladamente para fazer da educação a principal porta para a qualidade de vida dos alagoanos. Educação é tudo. Quando você fala em desativar escolas, é que as pessoas se mudaram da zona rural para a cidade. Isso faz com que a gente precise construir mais cidades [escolas] na zona urbana. O número de matrículas é crescente em todos os anos e sempre foi crescente. Inclusive, acabamos de inaugurar três novas escolas em Murici. Vamos dar protagonismo aos estudantes e transformar as escolas no principal equipamento público do governo. É assim que um governo sério trata a educação. E vamos fazer isso”, respondeu Renan Filho, ao negar o dado do IBGE e citar realizações do atual prefeito, Remi Calheiros (PMDB), seu tio e ex-vice.

Pressionado pela realidade dos números, Renan Filho chegou a sugerir que problemas causados pela enchente de 2010 prejudicaram sua gestão. Mas foi lembrado pelo jornalista que a enchente ocorreu na metade daquele ultimo ano de sua gestão.

Renan Filho terminou sua entrevista dizendo que a saída para Alagoas é melhorar esses mesmos indicadores da educação. E prometeu assumir um eventual governo como quem encara a grande missão de sua vida. Assista aqui a entrevista.

Na noite desta terça-feira (19), a partir das 18h55, será a vez do candidato a governador Benedito de Lira (PP) ser entrevistado. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..