Fugitivo do Baldomero morre em troca de tiros com polícia em operação no Sertão

30/07/2014 12:23 - Polícia
Por Anna Cláudia Almeida
Image

Atualizada às 18h55

Uma operação no alto Sertão de Alagoas que envolveu policiais militares da Companhia de Operações Policiais Especiais do Sertão (Copes), no município de Piranhas, para tentar recapturar fugitivos do Presídio Baldomero Cavalcanti, culminou com a morte de um dos foragidos durante uma troca de tiros e a prisão de seis pessoas.

A polícia chegou ao grupo através de um trabalho de investigação. Eles estavam numa fazendo um churrasco na casa de um criminoso conhecido como ‘Nego da Irene’, que também foi preso. Segundo os policiais, ele é mais perigoso que fugitivo José Cícero Dionísio - apontado como um dos participantes da execução de uma dona de casa no Conjunto Carminha em 2012 e autor de mais de cem homicídios.

De acordo com o capitão Winston Santana, comandante da Copes, nove suspeitos tentaram escapar pela porta de trás da residência, mas foram surpreendidos por outra guarnição que fechava o cerco no local.  Dois dos homens estavam armados e começaram a atirar contra os policias que reagiram à investida, iniciando uma intensa troca de tiros com os bandidos.

O tiroteio terminou com um dos atiradores morto e outro ferido. O que morreu foi identificado como José Cicero Dionísio dos Santos, um criminoso de alta periculosidade que estava foragido do Presídio Baldomero Cavalcante de Maceió. A pessoa que se feriu não foi identificada e conseguiu fugir pela caatinga, mas durante a fuga acabou deixando cair a arma de fogo que portava. Outros dois bandidos desconhecidos também conseguiram escapar.

Dos nove, foram presos Fábio Marcos da Silva Jaime, José Carleandro Mariano da Silva, conhecido como “Zaca”, Aldair José Vieira de Melo, José Cícero Alves da Silva e Geovânio Ferreira dos Santos. Apesar de terem tentado fugir, todos se renderam aos policiais no momento em que começou a troca de tiros.

As armas utilizadas pelos bandidos no confronto com os militares eram dois revólveres calibre 38 que foram apreendidos, assim como várias munições dos calibres 38, 12 e 9mm que foram encontradas dentro da casa, onde os acusados estavam.

No interior de um carro Polo, de cor preta e placa MVK-5508/Maceió, veículo pertencente a “Nego de Irene”, os policiais encontraram quase um quilo de maconha, papelotes de cocaína e dinheiro, além de celulares e as chaves de outro automóvel, um Fiat Uno Mille Way, de cor cinza e placa NMF-3623/Taquarana que estava escondido em uma rua no mesmo quarteirão. O carro tem queixa de roubo ou furto.

O material apreendido, assim como os veículos e os presos foram encaminhados para a Delegacia regional de Polícia (1ª-DRP), sediada em Delmiro Gouveia. O corpo de José Cícero Dionísio foi levado para o Instituto Médico Legal (IML), em Arapiraca.

A fuga dos detentos do Baldomero Cavalcanti

A fuga de dez detentos do módulo 04 ocorreu na madrugada do último sábado, dia 26 de julho. Vinte e quatro internos tentaram fugir serrando as grandes da área superior do módulo, entre eles, 12 foram recapturados próximo à muralha da unidade. Dez conseguiram fugir. 

Os detentos que conseguiram fugir são: Reuben Costa Japiassu Silva Junior; Givaldo Silva de Lima; Adeilton Nascimento dos Santos; José Cicero Alves da Silva; Thiago Silva dos Santos; José Cicero da Silva Vieira; José Cicero Dionísio dos Santos; Francisco Alves da Silva; Josuel de Lima; e Alexsandro de Araújo Lourenço dos Santos.

A Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) abriu sindicância para apurar o caso.

*Com informações do Minuto Sertão

Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..