Nepotismo: MP dá prazo de cinco dias para prefeito exonerar parentes de vereadores

24/07/2014 07:40 - Maceió
Por Gilca Cinara
Image

A investigação do Ministério Público Estadual (MPE/AL) sobre as denúncias de nepotismo na prefeitura de Rio Largo resultou em uma recomendação de exoneração de todos os parentes de vereadores presentes na folha de servidores comissionados do município, no prazo de cinco dias. A recomendação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE/AL), desta quinta-feira (24).

Além dos familiares dos parlamentares, o MP solicitou ainda a demissão de parentes de secretários municipais, da vice-prefeita, e do prefeito, Toninho Lins, que estejam exercendo cargos em comissão ou contratados a título precário na prefeitura. Durante as investigações, o Ministério Público comprovou, através de depoimento de testemunhas, que alguns desses servidores não trabalhavam efetivamente e apenas recebiam os salários.

Na lista divulgada pelo órgão há nomes de esposa, filha, pai, irmão e cunhadas de vereadores. Outras pessoas sem parentes com os parlamentares também foram citadas como ocupantes dos cargos por indicação. O MP apontou ainda que a prática se configurou como “um o interesse pessoal do Sr. Prefeito”, tendo em vista que diversos ações ingressadas na Câmara de Vereadores para a cassação de Toninho Lins não foram colocadas em votação.

“Considerando que é manifesto o interesse pessoal do Sr. Prefeito na perpetuação dessa prática, posto que já tramitou na Câmara de Vereadores de RIO LARGO pedidos de instauração de comissão especial de inquérito, e instauração de processo de cassação do chefe do poder executivo, os quais até este momento não foram aprovados pelo plenário da Casa, e que o Plenário ainda não deliberou pelo recebimento de denúncias contra o prefeito, mesmo nos casos que foram remetidos pelo Tribunal de Justiça de Alagoas”, argumentou o MP.

Após as demissões, o município tem 10 dias para apresentar ao MP as portarias com as exonerações dos nomes citados. “Considerando que foram apontados os nomes de EZEQUIEL FERREIRA DA SILVA, irmão do vereador ISMAEL FERREIRA DA SILVA, nomeado para o cargo de coordenador de agentes de endemia; ALINE BIANCA CAVALCANTE, esposa do vereador THALES LUIZ PEIXOTO CAVALCANTE; LUIZ DINIZ CAVALCANTE LULA, pai do vereador THALES LUIZ PEIXOTO CAVALCANTE, nomeado para o cargo de coordenador de transporte; JOSÉ MARCOS DOS SANTOS DA SILVA, irmão do vereador MARCIO DOS SANTOS SILVA, nomeado para o cargo de coordenador ténico; LAYANNE CAROLINE MACENA DOS SANTOS, cunhada do vereador CLAUDEMIR DA SILVA BENEVAL; JOSEPH MICHAEL BERTOLINO FERREIRA, LOUIS PHELIPPE BERTOLINO FERREIRA e ALINE LETICIA CALHEIROS GOMES PEREIRA, indicados pelo vereador CLAUDEMIR DA SILVA BENEVAL, sem o parentesco informado; RAFAELA DE QUEIROZ TORRES BARROS PINTO, esposa do vereador MAURICIO DIX-SEPT PINTO ROSADO; ANA PAULA VIANA TORRES, esposa do vereador ALEX SALVINO DA SILVA, nomeada para o cargo de Coordenadora de saneamento ambiental, ANA KARLA COSTA CANSANÇÃO, cunhada do prefeito, nomeada para o cargo de diretora de transportes”, listou o MP. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..