Aliados ficam surpresos: "Téo quer mesmo eleger o ET!"

21/07/2014 05:23 - Geral
Por Davi Soares
Image

O governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) surpreendeu ao mudar o tom da conversa com aliados da candidatura tucana de Eduardo Tavares Mendes à sucessão do Palácio República dos Palmares. A mudança de rumos ocorreu há cerca de dez dias, quando Téo se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa, Fernando Toledo (PSDB), e lhe informou que a candidatura de Eduardo Tavares é para valer, cobrando empenho para a campanha majoritária.

Como outros políticos da coligação tucana, Toledo saiu do encontro incrédulo. “O Téo quer mesmo eleger o ET!”, admirou-se, ao conversar com amigos mais próximos, após o fim da conversa. “Se ele colocar para fora o que tem, consegue eleger quem ele quiser”, disse outro político, também abordado pelo governador com a “novidade”.

Não se sabe o que o governador tem para “botar para fora”. Mas o maior mistério deveria ser o seguinte: O que pensavam os aliados do “Novo Jeito de Fazer Política” (PSDB/PRB), ao se unirem à candidatura de Eduardo Tavares? Porque a cobrança do governador, de tão comum, não deveria causar estranhamento a ninguém.

A primeira surpresa de Téo ocorreu quando ele mudou o rumo da história dessa disputa em abril, ao confirmar que não seria candidato ao Senado e trocar o dilema Marco Fireman ou Luiz Otávio pela candidatura do ex-chefe do Ministério Público Estadual, o “novato” na política Eduardo Tavares Mendes.

Ao lançar o nome do candidato que absorveu como mote de campanha o apelido “pejorativo” de ET, o governador Teotonio Vilela já dizia acreditar numa virada como a que impôs a derrota do usineiro João Lyra, em 2006.

Seu candidato ET não pontuou mais que um dígito de porcentagem de intenção de votos (4%) na última pesquisa Ibope registrada pela Justiça Eleitoral e divulgada em maio (leia mais aqui). Mas o governador vem acreditando cada vez em repetir a virada de mesa com Tavares.

E o candidato ET bem sabe quem nem tudo se faz  na política com o “novo jeito” que escolheu como mote publicitário de campanha. Téo sabe disso, por isso as conversas com aliados têm sido tão surpreendentes.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..