Em agosto o Senador Biu se afasta do Senado para assumir o usineiro Givago Tenório

20/07/2014 13:45 - Geral
Por Blog do Bernardino
Image

O candidato ao governo de Alagoas, senador Benedito de Lira (PP), disse que vai se licenciar em agosto e com isso, assumirá o primeiro suplente, usineiro Givago Tenòrio (PSDB).

O número de suplentes empossados chegam a 16 dos 81 titulares e deverá aumentar ainda mais em agosto, quando outros vão deixar a Casa para encarrar a corrida eleitoral.

Assumindo a vaga do Biu, o usineiro tucano Givago Tenório têm direito o salário de R$ 26,7 mil e demais benefícios dos senadores, inclusive direito a passaporte diplomático e plano de saúde até a morte, dele e da família.

O afastamento não era necessário, pois o , liberou deputados e senadores candidatos ao decretar recesso branco até outubro - o que garante o pagamento quase integral dos salários por haver a previsão apenas de dois dias de votação e trabalho.

Na prática, os suplentes vão trabalhar somente em sessões dedicadas a discursos. Também ficam liberados para apresentar projetos.

Entre os senadores que permanecem na Casa estão: Fernando Collor (PTB-Alagoas), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Moarildo Cavalcante (PTB-RR), Aécio Neves (PSDB-MG) e Benedito de Lira (PP-Alagoas).

Os senadores suplentes, não recebem votos dos eleitores, mas representam no Senado, hoje 20% dos senadores.

Perfil de Givago Tenório.

O usineiro Givago Tenório é sobrinho do outro usineiro que foi senador: João Tenório em 2006  sentou na cadeira com a vitória do cunhado tucano usineiro Teotônio Vilela ao governo de Alagoas, derrotando o usineiro João Lyra.

Givago e João são sócios da usina Triunfo, em Boca da Mata e da Tv Pajuçara.

No Tribunal Superior Eleitoral em 2010, o usineiro Givago Tenório declarou um patrimônio de R$ 13,1 milhões, que certamente aumentou nesses quatro anos, ao faturar 180 mil reais em leilão de ovinos. Ele é ex-presidente da Associação dos Criadores de Santa Inês.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..