Diógenes Tenório abomina a tortura. E violência contra tatuado repercute na grande imprensa

19/04/2014 11:53 - Geral
Por Davi Soares
Image

O futuro secretário de Estado da Defesa Social, juiz Diógenes Tenório, garantiu que em sua eventual gestão da segurança pública de Alagoas não vai admitir tortura a pessoas detidas ou abordadas pelas forças policiais.

O magistrado disse ainda não ter assistido as imagens originais da violência covarde cometida por pelo menos dois policiais fardados, denunciadas em primeira mão neste blog do CadaMinuto. Mas considerou abominável a existência da prática no Estado campeão em estatísticas de mortes violentas. Tenório foi entrevistado na manhã de hoje sobre o caso de violência policial que ganhou repercussão na imprensa nacional.

“Eu abomino, inteiramente, tortura. Não suporto. Isso é um absurdo. Se o policial troca tiro com um bandido no meio da rua, é natural a sua missão. Mas ele pegar um cidadão indefeso, jogar num porão de quartel e pintar alguma coisa é um absurdo. Não tolero. Mas é muito cedo para dizer qualquer coisa, antes de ver as imagens e de ter certeza de que isso não é uma montagem. Mas eu, como pretenso secretário, não tolero tortura”, afirmou, por telefone, o futuro comandante da Segurança Pública de Alagoas, que aguarda o trâmite de sua aposentadoria para tomar posse.

Conseg na apuração

Além do olhar atento do futuro secretário, as investigações do caso também contarão com o acompanhamento do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg). Foi o que garantiu o presidente do órgão colegiado, juiz Maurício Breda.

“O Conselho de Segurança, recebendo esse material, vai cobrar da Corregedoria da Polícia a apuração. Se tiver nomes... E, se não tiver, é procurar, tentar localizar quem foi, quem não foi e o que é que houve”, disse Breda.

O vídeo original, filmado por um policial fardado, já foi repassado para a Polícia Militar, para o futuro secretário e para o e-mail do Conseg.

Repercussão nacional

Após a divulgação do caso de tortura, aqui neste blog, as imagens do ato ilegal de covardia foram divulgadas por veículos da imprensa nacional. Antes, eram oferecidas apenas como divertimento por um perfil de humor do Facebook.

O trecho inicial da publicação do CadaMinuto foi reproduzido pelo Blog do Magno Martins, colunista político que é referência nacional na divulgação de fatos de relevância para o País, com destaque para a região Nordeste.

Além disso, o jornal O Globo, do Rio de Janeiro, também publicou matéria. E um dos blogs de informações políticas mais importantes do País deu destaque merecido à denúncia. No Blog do Josias de Souza, o jornalista concluiu que as imagens são de “desrespeito à dignidade de um ser humano”, de tortura. Mas lamenta que seja comum no Brasil.

“A cena, por inqualificável, é muito fácil de qualificar. Trata-se de uma cena bem brasileira”, diz o jornalista Josias, em seu blog hospedado no portal Universo Online (UOL).

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..