Visita de Joaquim Barbosa a Alagoas surpreende autoridades

14/04/2014 10:44 - Geral
Por Davi Soares
Image

Até o final da manhã desta segunda-feira (14), nenhuma das assessorias de comunicação do Poder Judiciário sabia o motivo da chegada do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) a Alagoas. Prevista para a tarde de hoje, a vinda de Joaquim Barbosa deve modificar a agenda do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB) e forçar o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ), José Carlos Malta Marques, a deixar seus trabalhos e seguir para o Aeroporto Zumbi dos Palmares, mesmo admitindo não ter informações sobre horário de pouso do voo que traz ao território alagoano o também presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Não posso te informar sobre o motivo da presença do ministro em Alagoas, porque nem eu sei de nada. Nem soube que ele estava chegando. Estou tentando saber de alguma coisa. Mas, até o momento, não tem nada definido. Estou indo ao Aeroporto, mas sem saber que horas ele vai chegar, se é que ele vai chegar”, respondeu Malta Marques.

A única certeza é de que o presidente do Supremo deve ter um bom motivo para iniciar sua semana de trabalho em Alagoas. E a assessoria de imprensa do STF me informou que, “tudo indica” que sua agenda tenha relação com a atuação no CNJ.

Joaquim Barbosa chega num momento em que ocorrem decisões importantes para o futuro político e institucional de várias instâncias de poder em Alagoas e no Brasil. E sua presença não deve ser notada com tranquilidade por alguns setores da sociedade, principalmente por conta de sua postura diante de escândalos.

A ausência de informações sobre sua agenda é um sintoma de que Joaquim Barbosa não espera ver cenários “maquiados”, em uma possível inspeção dos trabalhos do Judiciário em Alagoas. Sua presença também pode deixar preocupadas autoridades do Judiciário que sejam alvos de eventuais suspeitas ou de procedimentos administrativos apurados pelo CNJ.

Acontecimentos recentes

Uma coincidência que liga o ministro Joaquim Barbosa a Alagoas é a marcação recente, para o dia 24 deste mês de abril, do julgamento da ação penal do STF que envolve o senador Fernando Collor (PTB) na acusação do Ministério Público Federal (MPF) de supostos crimes de peculato e corrupção passiva, relativos às denúncias que resultaram em seu impeachment como presidente da República, em 1992.

O contexto mais recente também não é dos mais tranquilos para Collor, cujo nome surgiu em recibo de R$ 8 mil apreendido na Operação Lava Jato. Mas isso é outra história.

Além disso, empresa da família de Collor fechou contrato de R$ 7 milhões para aluguel de edifício para nova sede do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE). Relação que a Justiça Eleitoral garante ser legal. Mas não é nada confortável do ponto de vista político para o TRE.

Pela indefinição do horário da vinda de Joaquim Barbosa, não há como prever se o presidente do STF cumprirá tal agenda de trabalho ainda hoje ou nesta terça-feira (15). A assessoria do CNJ disse que retornaria contato com informações sobre o assunto.

Chegada confirmada

O deputado estadual Ronaldo Medeiros (PT) me confirmou a chegada do ministro Joaquim Barbosa, em voo da Força Aérea Brasileira, que pousou no Aeroporto Zumbi dos Palmares por volta das 14h45. Além de Medeiros, que aguardava voo para Brasília-DF, somente o governador, o presidente do TJ e o procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, chegaram a tempo de recepcionar o presidente do Supremo no saguão do aeroporto. 

Agenda revelada

Às 16h42, a assessoria de imprensa do TJ informou que, de acordo com a assessoria do CNJ, Joaquim Barbosa visita o Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo, no Tabuleiro do Martins, às 9h desta terça-feira (15), cumprindo agenda de trabalho pelo CNJ.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..