José de Mello Gomes completa 76 anos neste sábado(29)

28/03/2014 09:33 - Geral
Por Blog do Bernardino
Image

Neste sábado,  professor José de Mello Gomes, completa 76 anos de idade, cercado pela família e pelos amigos.

Trata-se de um dos mais ilustres homens públicos de Alagoas. Na década de 1970, foi escolhido pelo governador Lamnenha Filho para realizar uma das maiores gestões na Secretaria de Educação.

Conta-se que os militares chegaram a vetar o nome dele por sua ligação com a esquerda na época em que estudava Direito em Recife. A reação de Lamenha foi imediata: “se não puder escolher o secretário de Educação, não posso governar meu Estado”.

O marechal Castelo Branco gostou do que ouviu e até elogiou o governador.

Na Educação, José de Mello Gomes foi revolucionário e um dos maiores feitos foi anunciar vagas para todos na escola pública. Com o slogan vaga para todos, a gestão do secretário José de Mello foi marcante. Como nunca se viu na história de Alagoas.

Terminado o mandato de Lamenha, José de Mello chegou a ser cogitado para exercer o cargo de Secretário de Ensino Superior no Ministério da Educação, na época em que era ministro o senador Jarbas Passarinho. Mas a nomeação não se confirmou e ele acabou indo para a Editora Abril, onde se tornou um dos principais executivos da empresa.

Foi essa passagem na Editora Abril que lhe deu conhecimento que o ajudaram a montar a TV Educativa em Alagoas, projeto do qual foi um dos grandes incentivadores.

No primeiro mandato de Divaldo Suruagy, José de Mello Gomes voltou à Alagoas para exercer o cargo de secretário de Planejamento, onde, mais uma vez, realizou uma gestão inovadora. Em 1982, foi indicado para o cargo de Conselho do Tribunal de Contas até o ano de 2007, quando se aposentou e imediatamente foi convidado para o cargo de secretário da Representação de Alagoas em Brasília, cargo em que permaneceu até o ano passado.

Na Educação, no Planejamento, no Tribunal de Contas ou no ESEAL/Brasilia, o professor José de Mello Gomes sempre foi um grande executivo. Sempre resistiu aos convites para disputar mandatos eletivos, preferindo oferecer sua contribuição nas várias missões que recebeu.

Com trânsito em todas as correntes políticas de Alagoas, José de Mello Gomes com certeza vai ser alvo das homenagens de seus amigos e admiradores neste sábado, junto com sua esposa, a professores Clires Gomes de Mello, seus filhos e netos.  

acesse>twitter@Bsoutomaior ou

bernardino.soutomaiorneto@facebook.com

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..