Sem água, sem leite e sem emprego

19/03/2013 15:46 - Geral
Por Candice Almeida

 

Eis que é publicada e divulgada a notícia de que a maior fábrica de laticínios do sertão alagoano – Camila, no município de Batalha – será leiloada pela Justiça do Trabalho. Diz a nota que a fábrica fechou em 2009 e que será possível que o arrematante parcele o pagamento do lance vencedor caso se comprometa a contratar – com carteira assinada – um número mínimo de trabalhadores.

Ora, não é só a Camila que fechou, mas muitos outros pequenos laticínios têm fechado, alguns não se desfazem de seu patrimônio aguardando a chuva que nunca chega ao sertão. O problema dos laticínios, grandes ou pequenos, é falta de leite, é a falta de gado e este tem morrido de sede.

Com a seca tudo encarece. Desde a água, que se torna artigo de luxo, até a ração dos bichos, cada vez mais essencial diante da pastagem que some sem irrigação. Em Delmiro Gouveia, por exemplo, muitos bichos estão à solta pela cidade, na zona urbana mesmo, isso porque só dentro da cidade é que algum “verde” ainda pode ser encontrado.

A chegada do canal do sertão – seus 65 km iniciais – é um alento, incontestavelmente, mas não há como deixar de ponderar sobre a forma como o sertanejo terá acesso a essa água, ou como será possível que os proprietários de pequenas propriedades possam se reestabelecer financeiramente antes que os bancos tomem suas propriedades, em face das dívidas eternas e impagáveis que foram contraídas há mais de 15 anos.

Alagoas sempre foi referência quanto a sua bacia leiteira, o estado fomenta o Programa do Leite que incentiva a compra de leite dos pequenos produtores em benefício da população mais carente. Mas sem gado não há leite, sem leite não há emprego e renda, e assim vai-se eternizando o ciclo dos vivos sem vida.

É importante que ao pensar sobre a criação de empregos para o sertanejo, não seja desviado o foco das necessidades e habilidades daquele povo. Não sendo possível que a chegada da água, ainda que limitada ou racionada, seja usada para o incremento de atividades que não sejam naturais ao homem do sertão.

A situação da Camila pode, ou não, ter sido em decorrência da seca, mas o seu fechamento e os empregos que foram extintos são só uma mostra do que a falta de boi, de leite e de água pode causar.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..