Antecipação de campanha: nova moda

07/03/2013 05:09 - Geral
Por Candice Almeida

Alagoas realmente possui um jeito muito peculiar de fazer política, por óbvio já estamos até exportando.

Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles gostam”. Platão

Agora estamos inaugurando uma nova estratégia de marketing político. Há mais de um ano para o início do processo eleitoral, já encontramos por aqui figuras antecipando suas candidaturas. E eu não consigo entender a estratégia.

Aliás, entendo sim. Entendo que tais pré-candidatos são candidatos de si próprios e não de um projeto, pois não vi ninguém se submeter à convenção partidária, o que já demonstra que a intenção é se candidatar a qualquer custo, sob qualquer pretexto.

Um dos maiores cases políticos de nossa história foi a campanha para o Senado de um candidato que percorreu o Estado em 28 dias, se utilizando de muito dinheiro, boa equipe e uma criatividade absurda. Criações que não admiro, obviamente. Afinal, se valer da humildade e ignorância do povo para aparecer como o “enviado” de pessoas imageticamente idealizadas pelo imaginário popular é desleal e acachapante.

Entretanto a estratégia deu certo, gastou muito dinheiro, mas infinitamente menos do que quem vinha em campanha a meses e no final foi quem alcançou o resultado pretendido. Ademais, não é novidade que quanto mais um nome político é submetido ao jugo popular mais esse nome recebe críticas e é alvo da atenção da mídia, proporcionando meios para que os adversários – declarados ou não – apresentem todo seu arsenal.

No cenário político nacional quem surpreendeu foi a Presidente, que já admitiu sair à reeleição e tem provocado o confrontamento direto com partidários de oposição.

É natural que aqueles que se expõem antecipadamente também arquem por suas escolhas. Estratégias político-eleitorais não são contas de matemática, não há exatidão. Mas há estudo e, a menos que a intenção sejam os gastos estratosféricos, pessoas que já têm uma imagem sedimentada no eleitorado devem trabalhar marketing político e não eleitoral. Há hora para tudo.

"As pessoas comuns pensam apenas como passar o tempo. Uma pessoa inteligente tenta usar o tempo". Schopenhauer

Tem gente que adora um problema e outras tantas que adoram uma celeuma!

Vá entender!
 

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