A verdade da imprensa

21/01/2013 07:24 - Geral
Por Candice Almeida

 

Que a imprensa é usada deliberadamente por seus proprietários em proveito próprio, já não é novidade. Que muitos operadores do jornalismo se valem de seu “status” de formadores de opinião para publicar apenas notícias que lhes gere alguma renda, como uma espécie de “assessoria de imprensa privilegiada por já ser da imprensa”, também não é novidade.

Mas qual seria o real papel da imprensa? A busca pela verdade? Mas que verdade?

Recentemente o filme “A Viagem”, dos irmãos Wachowski, trouxe num dos diálogos a seguinte ponderação: “A verdade é singular. As versões dela que são mentiras”.

Pensando a respeito, a quais conclusões os leitores poderiam chegar sobre a atuação dos operadores da imprensa? Contar verdades nunca é errado, mas e quando só se contam as verdades que são convenientes e em momentos apropriados?

Faltando muitos meses para a campanha eleitoral estadual, Alagoas já enfrenta o uso dos meios de comunicação para mostrar as verdades que são convenientes para seus proprietários. Abuso permitido, sim, mas ético, não.

A imprensa não deve ser pautada por interesses particulares, mas públicos. Deve ser notícia aquilo que tem relevância para a sociedade e não para quem administra o veículo de comunicação. É interessante que sua verdade seja apontada, sim, indubitavelmente, mas é acachapante que a linha editorial de quaisquer veículos se adapte ao momento político em que se encontra.

Tolstói ensinou que a liberdade não é alcançada sendo buscada, mas quando se busca a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.

Que o leitor entenda, mais que nunca, o quê e quem motiva determinadas notícias nos mais diversos veículos. Não é à toa que se condena tanto o jornalismo agenciado, aquele que se pauta pelas agências de notícias, e tão comum nesta Era da Velocidade da Informação. Entretanto, jornalismo sério é feito com apuração.

De nada adianta publicar feitos de políticos que não geram quaisquer impactos na sociedade ou num grupo de pessoas e isso só se sabe perguntando a eles, apurando, e não reproduzindo notas oficiais.

Médicos salvam vidas doentes, professores educam e têm a missão de formar melhores cidadãos, advogados defendem direitos e evitam abusos de autoridades, mas para que toda a cadeia de serviços em prol da sociedade funcione como se deve o papel da imprensa é primordial.

É necessário que as pessoas, todas elas, entendam seus direitos e deveres, cobrem a realização das obrigações de quem as têm e para isso precisam ter acesso à verdade, não a sua versão, mas ela por completo, apurada e apta a formar opiniões, trazendo o máximo de vieses possíveis.

Relevante estar alerta à atuação estatal, à atuação de agentes políticos, é mais que sabido, mas é importantíssimo que também estejamos atentos à atuação da imprensa, as suas motivações, aos seus interesses, e assim pensemos e concluamos por nós mesmos.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..