O sonho do diploma de curso superior que para muitos é conquistado com esforço, dedicação e principalmente estudo deixou de ser problema para aqueles que querem dar um "jeitinho" de conseguir o tão desejado certificado de diplomação de nível superior. Uma empresa que está cadastrada na internet com o nome de Educacional Center está oferecendo diplomas de terceiro grau por R$ 410 valor este que pode ainda ser parcelado.
Dentre as Instituições de Ensino Superior (IES) cadastradas estão as alagoanas Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Escola Agrotécnica Federal de Satuba (EAFS), ESAMC – Maceió, Fejal (Cesmac).
A empresa garante entregar em cinco dias “um diploma de nível superior, com total sigilo e segurança”, desde que o interessado pague. Segundo consta no site os diplomas ainda são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).
A reitora da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), Rozangela Wyszomirska comentou estar chocada com a notícia e reforçou que a instituição desconhece esse tipo de procedimento e se colocou à disposição das autoridades para quando sentirem necessário fazer a aferição da veracidade dos displomas emitidos pela universidade.
"É um procedimento normal que instituições sérias busquem na IES a comprovação da graduação e a emissão dos diplomas para a verificação de sua autenticidade. A Uncisal faz isso constantemente. Caso essas falsificações sejam realmente comprovadas é preciso que a polícia seja avisada" reforçou o gerente do controle acadêmico da Uncisal, Luiz Augusto Cruz.
A secretária geral do Cesmac, Daniela Pereira informou que a instituição emite aproximadamente mais de mil diplomas anualmente e que todos os documentos são checados e conferidos com os históricos acadêmicos de cada aluno. "Os documentos ficam arquivados para a constatação", afirmou Daniela.
De acordo com informações do portal O Globo, no site, eles afirmam que os diplomas são validados pelo Ministério da Educação, com publicação no Diário Oficial da União. Por sua vez, o Ministério da Educação negou e vai acionar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para investigar o caso.
Na página da empresa Educacional Center, tudo parece fraudulento: não há telefone, endereço ou responsável identificados, apenas um e-mail de contato. Outro indício de golpe: a página da empresa está hospedada num site americano, também sem endereço fixo. Mas na apresentação os responsáveis são diretos: “O processo leva até 5 dias úteis para que possamos dentro deste prazo efetivar os registros nos órgãos competentes, como o MEC e a publicação em Diário Oficial da União”. Dizem ainda que não há possibilidade“ de perder dinheiro ou de ter um um documento sem validade”.