O gabinete da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu, nesta quarta-feira (19), mais um pedido de envio de tropas federais. Desta vez, o pleito foi formulado pelo juiz eleitoral da 20ª Zona, referente ao município de Traipu. De acordo com o documento enviado pelo juiz Maurício César Brêda Filho, a cidade de Traipu tem passado por um dos piores momentos em sua administração, desde o afastamento do prefeito por atos de improbidade administrativa, há quase um ano.

Desde a semana passada, a Câmara Municipal assumiu a administração, fato que gerou mais rivalidade entre os grupos políticos rivais.Ainda segundo o magistrado, há cerca de quinze dias, durante caminhada política, ocorreram agressões físicas, ameaças e disparos de arma de fogo, fazendo com que fosse acionado o Secretário de Defesa Social para providências. O documento enviado pelo juiz relata, ainda que após o início da propaganda eleitoral, diversos conflitos entre grupos políticos foram constatados, fato com que fez com que fosse requisitado o apoio do 3º Batalhão da Polícia Militar, sediado em Arapiraca.

“Este juiz eleitoral tem total receio de perturbação dos trabalhos eleitorais durante o próximo pleito, até porque, pelo que foi narrado, está comprovada a impossibilidade de manutenção da ordem durante a realização da eleição por parte apenas da Polícia Militar, uma vez que temos fatos que nos levam a crer no envolvimento de policiais militares trabalhando diretamente na segurança de candidatos sem autorização do Conselho Estadual de Segurança”, finalizou.

O pedido de envio de tropas será distribuído a um desembargador eleitoral do TRE e, posteriormente, levado a julgamento.