Sepaz promove 1º Seminário Alagoano de Mediação de Conflitos

31/07/2012 08:26 - Maceió
Por Redação

Como parte de suas ações de prevenção social àviolência, a Secretaria de Estado de Promoção da Paz (Sepaz) promove, nestaquinta-feira quinta-feira (02), o 1º Seminário Alagoano de Medicação deConflitos. Com o tema “A mediação como instrumento de construção da paz”, oevento será no auditório do Senai , das 8h às 18h.

Promovido em parceria com a Universidade Federal deAlagoas (UFAL) e Ordem dos Advogados do Brasil –Seccional Alagoas (OAB/AL), oseminário é aberto a todo o público,mas o foco especial é nos professores ealunos universitários em cursos de licenciatura e Direito. Especialistas emmediação de conflitos debaterão como administrar essas situações de forma nãoviolenta na família, na escola e no trabalho

Este seminário é a primeira partede um projeto maior da Sepaz, que pretende capacitar lideranças comunitárias eescolares como mediadoras de conflito, através de uma parceria com o Ministérioda Justiça. Detalhes do acordo, inclusive, foram discutidos no começo de julho,em Maceió, durante reunião técnica das duas equipes.

Basicamente, pode-se dizer que amediação é uma forma de lidar com um conflito (como, por exemplo, em caso deseparação, divórcio, brigas entre vizinhos, etc.) através da qual um terceiro(o mediador ou a mediadora) ajuda as pessoas a se comunicarem melhor, anegociarem e, se possível, a chegarem a um acordo.

A mediação é um processoorientado a conferir às pessoas nele envolvidas a autoria de suas própriasdecisões, convidando-as à reflexão e ampliando alternativas. É um processopacífico dirigido à desconstrução dos impasses que imobilizam a negociação,transformando um contexto de confronto em contexto colaborativo. É um processo confidenciale voluntário no qual um terceiro imparcial facilita a negociação entre duas oumais partes onde um acordo mutuamente aceitável pode ser um dos desfechospossíveis.

A mediação de conflitos é uma importante ferramenta para a promoção da Paz, através do desenvolvimento de formasextrajudiciais e pacíficas de resolução de conflitos e de conscientizaçãocidadã. Atravésda mediação é possível intervir na realidade social de comunidades tãofortemente marcadas pela violência e pelos conflitos, fortalecendo a cidadaniae consolidando a mediação como instrumento de resolução alternativa de litígiose consequentemente de promoção da cultura do diálogo, imprescindível para sociedade que deseja construir, promover edisseminar a cultura de paz.

A definição demediação também se enquadra como espaço de criatividade pessoal e social, umacesso à cidadania. “A mediação encontra-se num plano que aproxima, semconfundir, e distingue, sem separar.” Através da mediação de conflitos, a SEPAZ e seusparceiros busca reinserir a cultura do diálogo na comunidade, estimulando àspessoas a resolverem entre si, seus pequenos conflitos, evitando que eles setornem algo maior.

PALESTRANTES:

· ANA LUIZA ISOLDI - Diretorado Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (CONIMA)

· LAVÍNIA CAVALCANTI – Professora dadisciplina de Mediação de Conflitos da UFAL

· LUIS CARLOS ALMEIDA –

· LEÔNIA TENÓRIO –

· SERÁ APRESENTADA UMA EXPERIÊNCIA DE MEDICAÇÃOESCOLAR EM PERNAMBUCO

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..