A opinião sobre o julgamento

12/04/2012 13:44 - Geral
Por Candice Almeida


Julgamento é a avaliação feita por pessoa competente a analisar determinada matéria. Neste momento não se fala em julgamentos judiciais, referindo-se tão somente a análises baseadas em “pré-conceitos”.

Isso mesmo, “pré-conceito”, aquele que é estabelecido a partir de experiências anteriores do julgador, sem sequer dar-se por ciente das nuances do caso em tela. Todas as pessoas são formadas por suas experiências, valores e princípios. A educação que recebe, assim como os exemplos que toma como referência, acaba pautando sua conduta e seu caráter.

Tudo isso é relevante para o discernimento do “julgador”. Mas, na maioria das vezes, apenas para julgamento de atitudes alheias, dificilmente encontra-se quem faz o que fala.

E o que faz alguém arvorar-se do papel de julgar? Esclarecendo que opinar e tecer comentários nem sempre significa julgar.

Até porque isso é natural aos seres pensantes. Quem não opina? Quem não se expressa? Quem não quer ver suas opiniões serem respeitadas?

Tudo isso é muito válido e deve ser incentivado, principalmente se opiniões, posturas e debates contribuírem para a sociedade, seu amadurecimento e preparo para um futuro melhor para todos.

Julgar é diferente, é decidir, é resolver, é concluir sobre o tema, sobre a pessoa ou o que quer que seja analisado. E aí está o problema, quem está preparado para julgamentos? O leitor já se perguntou a respeito?

Julgar e concluir sobre perfis, temas e acontecimentos é temerário.

Opinar é expressar-se admitindo que pode estar enganado. É indignar-se com fatos e não com pessoas. Até porque, como ensinado através dos tempos e enfatizado pela ilustre escritora Raquel de Queiroz, “ninguém é de todo bom, nem de todo mau”, apenas age certo e errado como qualquer ser humano, aprendendo e ensinando.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..