A Coragem dos Covardes

02/04/2012 11:32 - Geral
Por Candice Almeida

Para Platão, coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor. O filósofo grego certamente referia-se àqueles que enfrentam os perigos, o medo, a glória e a dor para posicionar-se, defender seus princípios, ideais e crenças.


No entanto, Platão viveu em outros tempos, naquele período, provavelmente, os gregos só precisavam lidar com o uso de máscaras para o disfarce de nobres que se encantavam pelo teatro.


O tempo passou e a covardia pode ser mascarada pelas mais diversas formas. Hoje são os anônimos, aqueles que se escondem por trás de codinomes, pseudo-identidades, falsos endereços e fantasias virtuais para atacar os mais vulneráveis.


Mas seriam mesmo os mais vulneráveis as principais vítimas? Lidar com críticas nem sempre é fácil, mas é recompensador. Seja pela certeza de que suas palavras são encaradas com relevância, ou porque das críticas sempre se extraem ensinamentos, ainda que por vezes dissociados do tema em discussão.


Certo esteve Rafael Rolim ao decretar que “a covardia é a virtude dos fracos”. Esconder-se para agredir é admitir que suas ofensas são injustas, é afrontar a garantia constitucional de direito de resposta, é injuriar e achar-se imune às leis.

Todavia, assim como as máscaras virtuais evoluíram, também a tecnologia da inteligência policial.


Aos covardes um brinde à fraqueza, à incapacidade de manter uma discussão em nível aceitável, à mácula de ofender gratuitamente. Aos corajosos que continuem inspirando confiança, credibilidade e generosidade.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..