Em março é mês do X Ígbà em Alagoas. Já se agendou?

29/02/2012 20:53 - Raízes da África
Por Arísia Barros

O X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas acontece em Maceió, AL, de 19 a 23 de março.
Tendo como tema central : Im/Ex-pressão Afrodescendente nas Américas , o X Ígbà propõe uma análise sobre o racismo e suas ideologias subjacentes, nas Américas, tanto no plano simbólico quanto estrutural, como também mobilizar parcelas importantes da população como estratégia  de fortalecimento para efetivação das políticas de promoção para igualdade racial, desde a Lei nº 10.639/03 a discussão do Estatuto da Igualdade Racial.
Contando com o apoio da Fundação Cultural Palmares, Ministério de Educação, Secretaria de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria Municipal de Cultura e Centro Universitário-CESMAC, o Seminário de Conversas Internacionais busca decodificar as barreiras institucionais, que dificultam a inserção de uma política integral visando o combate ao fenômeno geracional da desigualdade sócio-étnica.
Celebrando o 21 de março- Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial ,o Seminário  referencia a memória do grande ícone contemporâneo, o estadista negro, Abdias Nascimento.
E ,ainda tem mais: lançamentos literários, exposição fotográfica Yalodê- uma homenagem as mulheres negras, IV Festival Alagoano das Palavras Pretas-*Asè à Mulher Negra! , Orikì a Abdias Nascimento, rodas de conversas, palestras, debates, trocas de experiências, com a participação de especialistas nacionais e internacionais, o rapper misturado com poesia de altissima qualidade , com a Rapper carioca ReFém e da cantora alagoana Paula Rocha.
Com certificação de 20 horas o X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas é aberto aos diversos públicos, especialmente para você.
Conheça um pouco mais da nossa programação discursiva:
1-A branquidade normativa e a naturalização do discurso racista embutido e disfarçado na prática social brasileira e de outros países das Américas.
2-O 21º Encontro Ibero-americano de Afrodescendentes e a Declaração de Salvador – Uma Abordagem sobre as Ações Afirmativas de Reparação para Populações Afrodescendentes.
3-Existe uma Política Nacional contra o Extermínio da Juventude Negra? Uma abordagem sobre direitos humanos
4-O Espaço Vivo Abdias Nascimento- Celebrando a Memória da Nossa História na República dos Palmares, em Alagoas.
5-O Hip Hop e as Possibilidades de Construção do Ativismo Político em Gênero e Raça
E aí já se agendou?
Ainda, não? Então se apresse, senão você vai perder um bonde conhecimentos.

Serviço:
X Ígbà Seminário de Conversas Afro-Internacionais: Im-Expressão Afrodescendente nas Américas
Locais:
Dia 19- Teatro Abelardo Lopes/SESI- Galeria Arte Center. Av. Antonio Gouveia, 1113- Pajuçara/Maceió, AL.
Dia 21- Auditório térreo da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas.
23 de março- ( opcional)- Parque Memorial Quilombo dos Palmares/ Serra da Barriga- União dos Palmares/Alagoas.
Certificação: 20 horas
Taxa de inscrição: R$:10.00 (dez reais)
O pagamento da taxa de inscrição de R$ 10.00 deverá se feita em forma de depósito:
Agência 2391- Conta Corrente -00000983-1-Caixa Econômica Federal. O comprovante do depósito deverá ser escaneado e enviado por e-mail, como comprovante da inscrição
Informações: (82)8827-3656/3231-4201
E-mail: raizesdeafricas@gmail.com,

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..