Saúde da população quilombola será discutida durante seminário

16/11/2011 22:01 - Saúde
Por Redação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) realiza, nos dias 23 e 24 de novembro, o Seminário Saúde da População Quilombola, que será voltado para representantes das 65 comunidades quilombolas situadas em 33 municípios alagoanos e gestores de Saúde desses municípios. O encontro irá acontecer no Hotel Enseada, em Maceió.
Rodas de conversas, atividades culturais, palestras, conferências, depoimentos e debates sobre a saúde da população negra remanescente de quilombos são algumas das atividades do seminário, que contará com a elaboração de um documento que define prioridades e mecanismos de atuação para a Política Nacional de Saúde da População Negra em Alagoas.

Além disso, serão realizadas palestras como “Buscando os porquês: determinantes sociais da Saúde”, por Sylvana Medeiros; “A saúde da população negra quilombola”, por Ângela Bahia; “Programa de políticas de ações afirmativas da Ufal”, por Clara Suassuna; “Vivências em práticas populares de saúde”, por Josefa da Guia; e “Sistematização das apresentações”, por Theresa Cristina.

À noite, o seminário apresentará conferências sobre a “Erradicação da Miséria em Alagoas: políticas e ações específicas para as populações quilombolas” e “A promoção da igualdade e a proteção dos direitos de indivíduos e grupos raciais e étnicos afetados pela discriminação e demais formas de intolerância, com ênfase na população negra”.

Na quinta-feira (24), serão debatidos temas sobre a “Saúde da população negra com destaque para a saúde da mulher negra”, por Ângela Bahia; “A saúde da população negra com destaque para a saúde do homem negro”, por Jorge Riscado; “Experiências de mobilização social em populações quilombolas”, por Palmira Lopes; “Educação popular em Saúde e a questão quilombola”, por Simone Leite; “Funasa e o saneamento nas áreas de população quilombola em Alagoas”, por Roosevelt Patriota; e “Atenção Primária à Saúde da população quilombola: o que SUS tem a dizer”, por Myrna Pimentel.

O seminário tem o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos e parceria das Secretarias de Estado da Educação e do Esporte, Assistência e Desenvolvimento Social e Cultura. Ainda são parceiros a Fundação Cultural Palmares, Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Superintendência Estadual da Funasa em Alagoas, Instituto de Terras de Alagoas, Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa da Presidência da República e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. O Conselho Estadual de Saúde é um dos convidados do encontro.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..