Caravana do Rio de Janeiro vem a Alagoas homenagear Abdias Nascimento.

03/11/2011 09:51 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Uma caravana do Rio de Janeiro, organizada por Lia Vieira, da Ashanti Turismo estará presente a cerimônia de homenagens a Abdias Nascimento, que acontece nos dias 12 e 13 de novembro, em Maceió e União dois Palmares.
Carlos Medeiros, coordenador da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro -Ceppir-RJ reafirma a importância da participação no Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro : Celebração da Vida e Obra de Abdias Nascimento objetivando a discussão sobre o Movimento Negro antes e depois de Abdias Nascimento.
O Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro promovido pelo Projeto Raízes de Áfricas, AL tem a proposta de apresentar, debater e celebrar a trajetória de vida e obra de Abdias Nascimento em defesa do povo negro e para a organização do Movimento Negro no Brasil e exterior.
A realização do  Ìgbà Ábídi  conta com o apoio do governo do estado de Alagoas, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Universidade Federal de Alagoas, Editora Ética do Brasil, Aloísio Alves, da Chama Publicidade, Fundação Cultural Palmares.

Participação de personalidades nacionais e internacionais.

Como referência de várias gerações, um ícone da significativa cultura e memória negra Abdias Nascimento agregou no entorno de sua história, diversas gentes de
militantes/ativistas a intelectuais de renome nacional e internacional.
E para celebrar a vida e memória de Abdias autoridades e personalidades internacionais e nacionais estarão em Alagoas, como palestrantes no Ígba Ábídí, Wande Abimbola, babalawô, professor e ex-reitor da Universidade Obafemi Awolowo (Universidade de Ife), Nigéria, pesquisador e escritor, maior autoridade sobre o corpo literário de Ifa. Patrick Bellegarde-Smith, Professor Emérito de Estudos Africanos da Universidade de Minnesota em Milwaukee, pesquisador e hougan do vodou haitiano, co-fundador da Sociedade de Estudos Acadêmicos da Religião de Matriz Africana KOSANBO. Olatunde Babawale, Professor Diretor, Centro para Civilização e Cultura Negra e Africana, Ministério da Cultura e Turismo, Governo da Nigéria.Felix Ayoh'Omidire, Professor de Línguas e Literaturas, Universidade Obafemi Awolowo, Ile Ife, Nigéria.Emile Latimer, percussionista e pesquisador de Búfalo, NY, EUA.Leroi Callwell Johnson, advogado, músico e artista plástico integrante do Conselho Diretor do MuseuBurchfield-Penney, Búfalo, NY, EUA. Iradj Eghrari, fundador da Ágere, Brasília, e oficiante da religião Ba’hai. Ishola Williams, General da Reserva, República da Nigéria, Ibraheem Muheem, Centro para Civilização e Cultura Negra e Africana, Ministério da Cultura e Turismo, Governo da Nigéria.
Dia 13 de novembro ocorre a cerimônia de deposição das cinzas, próximo a Lagoa dos
Negros, na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
As inscrições para o Seminário são gratuitas.

Serviço:
Dia 12 de novembro: Ìgbà Ábídi Seminário Afro-Brasileiro:“Celebração da Obra e Vida de Abdias Nascimento”
Local: Faculdade Integrada Tiradentes
Horário: 08 às 18 horas
Certificação: 10 horas
Dia 13 de novembro:
Cerimônia de Deposição das Cinzas de Abdias Nascimento no Alto da Serra da Barriga
Horário: 09 às 15 h
Local: Lagoa dos Negros,Serra da Barriga,AL
Para inscrever-se basta enviar um e-mail para celebrandoabdias@gmail.com
Mais informações: (82)8827-3656/3231-4201
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..