Se Dilma fosse faxineira de verdade, já teria sido demitida

24/10/2011 12:49 - Adrualdo Catão
Por Adrualdo Catão

Afinal, que faxina é essa que a nossa complacente imprensa tenta atribuir à Dilma? Que eu saiba, ela só demitiu os “malfeitores” após várias denúncias da imprensa. Sempre deixando claro que os ministros estavam, eles mesmos, pedindo demissão. Manteve, aliás, a partilha de cargos com indicação meramente partidária. Que faxina é essa?

A mensagem da imprensa é a seguinte. Ao agir diferentemente de Lula, Dilma mostraria um pequeno avanço institucional. Pelo menos não teria a cara de pau de passar a mão na cabeça dos acusados. Dilma, pelo menos, não os protege. Ao saírem as notícias, Dilma aguarda a manifestação dos acusados. Dada a falta de verossimilhança, pede para que eles saiam. Assim, Dilma seria melhor que Lula.

Nesse sentido, poderei concordar com a imprensa? Dilma é mesmo melhor que Lula? Bom, esse é o tipo de pergunta complicada. É como comparar um ladrão com um assassino. Qual o melhor? Se é para escolher entre morrer queimado ou com uma injeção letal, você escolhe qual método? Qual é o melhor? Complicado, né?

Eis a que ficou reduzida a nossa abordagem sobre corrupção. Lula conseguiu nos rebaixar a esse ponto. Estamos satisfeitos com uma presidente que demite acusados de corrupção. É como se ela não tivesse responsabilidade pelo que está aí! É como se ela não fizesse parte desse governo desde 2005!

Dilma é poupada de si mesma. É a faxineira que só limpa a sujeira depois que o patrão levanta o tapete e vê a presepada.

Nossa imprensa anda anestesiada, essa é a verdade. Basta ver a má vontade com as passeatas contra a corrupção. Para a imprensa, está se tornando normal a queda de ministros.

Vejam o recente episódio do ministro dos esportes. Orlando Silva cobra uma prova de que tenha desviado dinheiro. Na certa ele deve ter deixado um recibo assinado com o título “PROPINA”. Esse povo acha que somos idiotas? Já está provado que o Ministério dos Esportes servia para alimentar o PC do B. Não são poucos os convênios com irregularidades já constatadas. Todos eles são feitos com ONGs ligadas a pessoas do partido. O que eles querem mais?

O fato de Orlando Silva ter permanecido no ministério, mesmo com acusações pesadas que o ligam diretamente ao esquema mostra que a faxina de Dilma nunca existiu. Desde Erenice Guerra que eu digo isso. Dilma é conivente com a corrupção.

E digo mais. Os relatos de bastidores desse caso impressionam ainda mais. Tudo indica que Lula está envolvido na negociação para a permanência de Orlando Silva e que a presidente cedeu à pressão também por causa da possibilidade do governador do DF, Agnelo Queiroz, hoje do PT e antes do PC do B, também ser levado pela maré de denúncias.

Amigos, nesse e em outros casos, a lama é bem mais profunda do que imaginamos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..