Reitora da UFAL, Ana Dayse apóia as homenagens a Abdias Nascimento, em Alagoas

03/10/2011 16:19 - Raízes da África
Por Arísia Barros

      O Ìgbà Ábídí- I Seminário Afro-Brasileiro: “Um Tributo a Abdias Nascimento” que ocorre no dia 12 de novembro, em Maceió-AL marca o início das homenagens de translado das cinzas do expressivo representante brasileiro do patrimônio político-cultural pan-africanista, Abdias Nascimento.
    O Ìgbà Ábídí- I Seminário Afro-Brasileiro: “Um Tributo a Abdias Nascimento”, uma realização do Projeto Raízes de Áfricas,AL, conta com o apoio da Federação das Indústrias do estado de Alagoas, Fundação Cultural Palmares e Secretaria de Políticas de Promoção para Igualdade Racial, da presidência da República, IPEAFRO, Prefeitura de União dos Palmares e da Universidade Federal de Alagoas, que através de sua reitora Ana Dayse Rezende Dorea estabeleceu compromisso de apoiar a ação étnica.
   O seminário pretende promover uma reflexão sobre o legado do deputado federal, secretário estadual, senador, pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta, ator, professor benemérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor "Honoris Causa" pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília e um ativista incansável na garantia dos direitos à população negra.
    No dia seguinte, 13 de novembro com a presença de Elisa Larkin do Nascimento, a atriz Léa Garcia, os filhos Henrique Cristóvão Garcia do Nascimento, Abdias do Nascimento Filho, Osiris Larkin Nascimento e personalidades ligadas a luta e a vida do ativista negro, como Patrick Bellegarde-Smith, professor emérito de estudos africanos da Universidade de Minnesota em Milwaukee acontece a cerimônia de reposição das cinzas do líder negro,que terá lugar no platô da Serra da Barriga, onde hoje está instalado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares,o primeiro complexo arquitetônico de inspiração africana de todas as Américas e o único parque temático cultural afro-brasileiro do país.
O projeto do Parque é do Instituto Magna Mater (IMM) e do Ministério da Cultura/Fundação Cultural Palmares – FCP e foi viabilizado com recursos do Ministério do Turismo e patrocínio da Petrobrás.
A reposição das cinzas, no mais referencial território da resistência negra, atende uma vontade expressa em vida pelo ativista dos direitos humanos.


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..