Postado em 30/09/2011 às 11:00 por Redação em Polícia

Segurança de prefeito afastado de Traipu se entrega à Polícia Federal

Por Redação

Sede da Polícia Federal em Alagoas

Arquivo - CadaMinuto

A Polícia Federal confirmou que um policial militar que teve a prisão preventiva decretada pela Justiça Federal na Operação Tabanga já está detido na carceragem da instituição. Trata-se do Sargento Osman Bandeira, que trabalhava para o prefeito afastado de Traipu, Marcos Santos.

Osman Bandeira se apresentou na tarde de ontem (29) na sede do Comando Geral da Polícia Militar, no Trapiche da Barra, em Maceió. Ele foi transferido para a PF ainda durante a noite. A assessoria confirmou que o sargento é acusado de ameaçar uma das testemunhas.

Segundo informações apuradas pelo CadaMinuto, Osman Bandeira era o braço direito de Marcos Santos na prefeitura da cidade. Após a operação, a equipe policial que respondia pela Delegacia de Traipu foi remanejada, devido o sargento integrar o quadro de funcionários do prefeito.

Além de Bandeira, o Secretário de Finanças de Traipu, Roberto Olindino Matos Júnior também se entregou, na semana passada, na Polícia Federal. Os dois, o prefeito da cidade e outros secretários são acusados de desviar recursos federais que deveriam ser investidos na educação. O rombo chega a R$ 8 milhões.

Até o momento, pelo menos seis pessoas já estão presas após ser deflagrada a Operação Tabanga. As investigações foram iniciadas em abril deste ano pelo Grupo Estadual de Combate ao Crime Organizado (Gecoc) e pela Controladoria Geral da União (CGU) mostram o rombo milionário com o desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE).

O prefeito afastado, Marcos Santos, segue foragido, assim como sua esposa, Juliana Kummer. A Polícia Federal acredita no vazamento de informações sobre a operação, já que na noite anterior a ação, o prefeito esteve reunido com secretários e em seguida sumiu. Atualmente que está no comando da cidade é a vice-prefeita, Julliany Machado, que é nora de Marcos Santos. Ela assumiu Traipu na última quinta-feira (22).

Todas as pessoas detidas na operação serão indiciados pelos crimes de formação de quadrilha, prevaricação, peculato, falsidade ideológica, uso de documento falso, emprego irregular de verbas públicas, dentre outros crimes. Os presos e os materiais apreendidos durante a operação serão encaminhados para a sede da PF, no bairro do Jaraguá, em Maceió.

A operação ‘Tabanga’, cujo nome é de uma serra localizada em Traipu, é um desdobramento da Operação Mascotch, deflagrada em 30 de março deste ano e que culminou com a prisão da primeira dama do município Julianna Kummer. Na época foi descoberto um desvio de cerca de R$ 8 milhões de prefeituras que são acusadas de fraude em contratos públicos, que tinham como objetivo fornecer merenda escolar nas respectivas cidades.

link

Deixe seu comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

captcha Atualizar
  • JOSE

    SE GRITAR PEGA LADRÃO EH, NÃO FICA UM...ASSIM, É A POLITICAGEM DO NOSSO PAIS VARONIL. ALÉM DISSO, O QUE ESPERAVA A MAIORIA DOS ELEITORES DE TRAIPU, SE LHE DERAM UMA PROCURAÇÃO NA PRISÃO. AGORA A "FERA" ESTÁ A SOLTA, SALVE-SE QUEM PUDER. ADEMAIS, ELEITORES DE TRAIPU, NÃO SE ESQUEÇAM DOS VEREADORES!

  • Lig Amil

    Se o Marcos Santos tivesse vergonha depois dessas duas investidas da policia federal e a vergonha passou já estaria pra lá de Bagdá, mas como nao tem vergonha, visto que a facilidade de por as mãos no dinheiro publico é tão grande, que a vergonha fica escondida. Que pulha é esse |Prefeito.

  • Caguete

    Esse Prefeito, é filho da Nozinha? Se for, eu o conheço. Era um maloqueirozino que perambulava pelos bares de Traipu, calçado de japoneza e soltando pulha. Olha aí, no que deu..

  • *****

    pois é Fernanda, e parece que quando ele é solto volta pior... afinal rouba mais pra compensar os dias que ficou preso. Pilantra na cadeia

  • alagoana

    Esse bico é legal? kkkkkkkkkk

  • FERNANDA MARTINS

    É melhor nem prender mais o prefeito. De que adianta? Ele já foi preso várias vezes e solto cada uma delas. PRENDER PRA QUE?

  • André

    No fritar dos ovos, esse é quem vai ficar preso e perder o emprego, para deixar de ser OTÁRIO. Tem que escolher: Ou é POLÍCIA ou é BANDIDO. Ah ! por falar em Marcos Santos, segundo a NASA, foi visto algo suspeito na Lua, possivelmente, um ser humano e alagoano. Será que o Marcos tá LÁ?

  • carlos

    quero ver a competência do serviço de inteligência da PF...