Patrick Bellegarde-Smith da Universidade de Minnesota participa,em Alagoas,das homenagens a Abdias Nascimento.

25/09/2011 19:34 - Raízes da África
Por Arísia Barros

O “Ìgbà Ábídí-I Seminário Afro-Brasileiro-Um Tributo a Abdias Nascimento” que ocorre dia 12 de novembro, em Maceió-AL marca o início das homenagens de translado das cinzas do expressivo representante brasileiro do patrimônio político-cultural pan-africanista, Abdias Nascimento.
No dia seguinte, no 13 de novembro, ocorre o translado oficial das cinzas que serão depositadas na Serra da Barriga, em União dos Palmares.
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Eloi Ferreira, ressalta que a militância de Abdias Nascimento traduz a luta incessante de um líder que acreditou na autonomia da população negra a partir da construção de valores, das consciências libertárias.
 “O sonho que Abdias acalentou é o legado que ele nos deixou para dar continuidade”-ressalta Ferreira.
Segundo a esposa do líder negro, Elisa Larkin: “a família e o Ipeafro, instituição que tive a honra e o prazer de ajudar Abdias a criar, pretendemos realizar a intenção de Abdias, expressa em vida, de levar os seus restos mortais à Serra da Barriga. Estamos prevendo o dia 13 de novembro para esse ato”.
Com o tema: Abdias Nascimento: “A grande expressão brasileira do patrimônio político-cultural pan-africanista”, a conferência de abertura do “Ìgbà Ábídí- I Seminário Afro-Brasileiro-Um Tributo a Abdias Nascimento” pretende promover uma reflexão sobre o legado do deputado federal, secretário estadual,senador,pintor autodidata, escritor, jornalista, poeta , ator, professor benemérito da Universidade do Estado de Nova York e doutor "Honoris Causa" pelo Estado do Rio de Janeiro e pela Universidade de Brasília e um ativista incansável na garantia dos direitos à população negra.
 Contando com a presença de Elisa Larkin do Nascimento, a atriz Léa Garcia, os filhos Henrique Cristóvão Garcia do Nascimento, Abdias do Nascimento Filho, Osiris Larkin Nascimento, as homenagem a Abdias Nascimento trará dos mais diversos recantos do Brasil e do exterior personalidades ligadas a luta e a vida do ativista negro.
Convidado pela família Patrick Bellegarde-Smith, professor Emérito de Estudos Africanos da Universidade de Minnesota em Milwaukee, já confirmou presença.

Serviço:
Ìgbà Ábídí” - I Seminário Afro-Brasileiro- Um Tributo a Abdias Nascimento
Dia: 12 de novembro
Local: Auditório Faculdade Integrada Tiradentes
Av. Com Gustavo Paiva, 2990 - Maceió
Dia: 13 de novembro
Translado das cinzas de Abdias Nascimento para Serra da Barriga/União dos Palmares/AL
Mais informações: (82)8827-3656/ 3231-4201
e-mail: raizesdeafricas@gmail.com


 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..