Estudantes fazem prova de seleção do programa Jovem Embaixador

19/09/2011 20:55 - Educação
Por Redação

Nesta segunda-feira (19), na Escola Estadual Afrânio Lages, no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), sete estudantes da rede pública alagoana se submeteram às provas escrita e oral do Programa Jovem Embaixador. Uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, o programa promove um intercâmbio de três semanas em cidades americanas para alunos da rede pública brasileira que tenham perfil de liderança e prestem serviços voluntários em suas comunidades.

Nos exames serão avaliados os seguintes aspectos: na prova na escrita, o uso correto da língua inglesa, a organização das ideias e conteúdo do que foi escrito. Já na avaliação oral serão observadas questões como perfil de liderança, o uso da linguagem e a flexibilidade do aluno.

Depois de passarem pelos testes, os estudantes receberão, no mês de outubro, a visita, em casa, dos representantes do programa. Na ocasião, será analisado o perfil econômico da família de cada aluno: falar bem inglês, ter boas notas e desenvolver algum projeto social são aspectos decisivos para a seleção final, que ocorre no mês de outubro, quando haverá também um reforço oral para o aluno que irá aos Estados Unidos. A viagem está prevista para janeiro de 2012.

INTERCÂMBIO
Aos 17 anos, Alice Nicolau, participa da seleção pela segunda vez. Em 2010, ela ficou entre os finalistas e esteve na imersão realizada em Recife. Este ano, ela espera viajar para os EUA. “Esta é uma iniciativa muito boa para promover a integração entre jovens de vários lugares, principalmente para aqueles que não têm condições de viajar para o exterior, como é o meu caso. Estou me dedicando bastante para que este ano eu seja escolhida”, afirma.

Graça Souto, coordenadora do Programa Jovem Embaixador em Alagoas, afirma que a troca propicia uma experiência enriquecedora para os estudantes. “Estes jovens terão a oportunidade de conhecer a realidade de outro país e exercitar a língua inglesa, colocando em prática o que aprenderam em seus estudos”, destaca.

DISPUTA ALAGOAS
Os alunos que estão na disputa do Programa Jovem Embaixador em Alagoas são: Alice Bernardo Nicolau, estudante do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de Maceió; Laura Emília Araújo, do Ifal de Palmeira dos Índios; Luan Celi Gonçalves Nogueira, da Escola Estadual Romeu de Avelar; Maykon Wanderley Leite Alves da Silva, do Ifal Palmeira dos Índios; Rawanderson dos Santos, do Ifal de Satuba; Thaciane Raquel de Oliveira Costa, da Escola Estadual Costa Rêgo, de Arapiraca, e Vlademir Monteiro dos Santos do Ifal de Palmeira dos Índios.
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..