Quatro anos de BlogdoVilar! Divido a alegria com vocês

29/08/2011 07:09 - Blog do Vilar
Por Redação

Antes do próximo post, me permitam alguns esclarecimentos sobre o meu trabalho em blog, nos últimos quatro anos: este espaço que ocupo no Cada Minuto tem o objetivo da informação de cunho analítico, por vezes opinativo, mas sem perder a objetividade e a argumentação como referencial. Ou seja: nada de personalismos.

Uma proposta que nasceu em outros blogs, com o jornalismo opinativo – cujos estudantes de comunicação sabem bem do que falo – com honestidade intelectual e respeito pelas fontes e pelos entrevistados, mesmo diante de divergências possíveis.

Em momento algum, este espaço será usado para denegrir imagens. Os debates – sejam com os leitores ou com os personagens – sempre se dará no campo das ideias. Por muitas vezes ressaltando o que merece ser ressaltado e reconhecendo erros. Nunca tive medo de errar e de voltar atrás, pois quem ousa e persegue sonhos e comete equívocos, mas nunca por maldade, ou por motivos outros que não seja a vontade de acertar e contribuir com o bom debate.

Aqui, há posicionamentos do autor, pelo caráter autocrático de um blog e pelo compromisso com o leitor de deixar claro o que eu penso, para que assim ele decida se retorna, para de visitar, ou passa a divergir comigo. Quero dar ao leitor esta liberdade extremada. Espaço que nasceu no cenário independente da contrainformação e do “desempoderamento” das grandes mídias e que hoje encontram eco nos portais de notícias no país afora.

Com a consciência da honestidade do meu trabalho, respeito a todos. No mais, não esperem encontrar aqui, o texto seco, objetivo que produzo para outros veículos de comunicação que trabalho, ou até mesmo para o próprio Cada Minuto.

Quando o texto sai do formato do blog, aderindo à linha do texto referencial e meramente informativo (tão necessário e importante ao jornalismo), ele estará no corpo do site, com a liberdade singular que o Cada Minuto me proporciona, seja no sítio como um todo, ou neste blog. Escolhi o gênero do jornalismo opinativo – que não é fácil por não ser entendido por muitos – por ser proativo, por buscar um diálogo com a sociedade, na qual estou inserido e justamente por não temer as críticas e por gostar delas.

Afinal, como diria Santo Agostinho, prefiro as críticas que me corrigem, que me mostram como melhorar, do que a bajulação e o aplauso fácil, que representa o risco de corromper. É com esta certeza, que reitero meu compromisso com meus leitores, depois de mais de dois meses de atividades no Cada Minuto. E assim, o Blog do Vilar, no dia 27 deste mês completou quatro anos de existência na imprensa local, desde que foi abraçado pelo Alagoas24Horas, que com orgulho foi minha primeira casa.

E assim, sigo no desafio constante de ser transparente ao extremo, honesto ao máximo com o leitor que aqui se encontra, tentando moderar os comentários dentro da civilidade, para que sobressaia o debate. Cometi erros neste caminho – volto a repetir – mas se em quatro anos, eu cheguei a números que me impressionam em acesso, além da repercussão em si; eu devo aos amigos-leitores, colegas e críticos.

Sem vocês, eu não estaria aqui. Meu muito obrigado. Entendam este espaço, como um ambiente para debate, sem pretensões políticas, sem xiitismos, ou personalismos. A casa é de vocês, apesar da característica autocrática de um blog.

Muito obrigado

Luis Vilar

Estou no twitter: @lulavilar 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..