O Segundo Diálogo com @s palestrantes das Conversas no Agosto Negro.

24/08/2011 06:20 - Raízes da África
Por Arísia Barros


Car@s,

Antes de qualquer palavra atropelada pela pressa de chegar, saúdo a tod@s como uma velha prática geracional das bandas de cá, da terra de Palmares, da liberdade, ainda que numa fragmentada construção.
Saúdo-@s dessa forte região nordestina com uma logística recheada de calor humano, abraços e afro aconchegos.
Mais de quatro séculos nos separam do período escravocrata, entretanto as cenas explícitas do segregacionismo racial ainda imperam em espaços estratégicos do país cuja população negra é a segunda maior do planeta.
A realização do II Ciclo Nacional de Conversas Negras: Agosto Negro ou o Que A História Oficial Ainda Não Conta, que ocorrerá em Maceió/AL de 25 a 27 de agosto de 2011 traduz as inquietações sócio-étnicas do movimento social negro, aqui representado pelo Projeto Raízes de Áfricas e seus parceiros nessa espreitada, com a perspectiva de promover o diálogo da partilha: a troca de experiências em um aprendizado comum: tod@s palestrantes juntamente com a plenária trocam saberes adquiridos com a simplicidade e objetividade da sabedoria humana.
Até agora nossa plenária inscrita configura-se na sua grande maioria de universitári@s de faculdades particulares, como também da Universidade Federal de Alagoas e Universidade estadual, NEAB,militantes negros, professor@s.
Um público diversificado e em sua maior parte, sem a intimidade com a temática negra.
Já temos inscritos representações dos seguintes estados/cidades: Pernambuco, São Bernardo dos Campos, Rio Grande do Sul, Sergipe, Piauí, Fortaleza, São Paulo, , Rio de Janeiro, São Paulo, e Distrito Federal.
Ao convidar @s senhores e senhoras, intelectuais, militantes, cientistas, quilombolas, pesquisa dor@s, atentamos não só para a seriedade do trabalho e competência, dentro do lugar que ocupam como também enxergando que cada um/uma de vocês possam criar as possibilidades de traduzir esse mesmo conhecimento como simbologia social de que as mudanças nascem dos 95% de transpiração, estudo e trabalho. É transparência da palavra-ação.
O II Ciclo é uma ação de formação continuada do alinhavo entre a vontade do fazer e a urgente necessidade da partilha do conhecimento como símbolo de redes que ser formam para o combate ao racismo, sobretudo o institucional.
Ao convidar os senhores e senhoras partimos da premissa de que a complexidade do racismo a là Brasil exige a exposição de diversificados panoramas de idéias, gentes, cores, lugares e saberes para doar ao público presente, a palavra como herança significativa para o possível surgimento de pequenas ou explosivas auto-revoluções das idéias.
Cada um/uma de vocês terão 20 minutos de exposição dos temas relacionados na programação (é importantíssimo atentar para o cumprimento do prazo estipulado, visando otimizar toda programação).
As hospedagens, preferencialmente, no Saint Patrick Praia Hotel, Av. Júlio Marques Luz n° 186, Bairro: Jatiúca,Cep: 57035-700,Maceió-AL e as conseqüentes diárias e hospedagens são fruto da parceria do Projeto Raízes de Áfricas com o Ministério de Educação/SECAD, Fundação Cultural Palmares,SEPPIR, Secretaria de Estado da Mulher, da Cidadania e dos Direitos Humanos.
Em alguns casos são concedidos hospedagens e não diárias, como as de Elisa.
Atentamos que as diárias estão sendo liberadas para que os senhor@s assumam todas as despesas geradas em sua estadia. Caso as diárias, ainda não tenham caído, entre em contato com o órgão parceiro.
O Projeto Raízes de Áfricas não será responsável por despesas geradas.
Teremos um veículo saindo do hotel as 7h30 da manhã do hotel  para o Auditório Gilberto Mendes de Azevedo, que fica na Federação das Indústrias do Estado de Alagoas, Av. Fernandes Lima, 385 e no sábado para o Teatro Linda Mascarenhas, quando teremos o V Festival Alagoano das Palavras Pretas. Uma proposta cultural de estabelecer laços de conhecimento do público presente com poemas afros.
Haverá um varal de poemas expostos e gostaríamos de contar com a participação dos senhor@s na leitura dos mesmos.
Adiantamos que não nos responsabilizamos com deslocamentos fora dos propósitos da ação do II Ciclo.
Tivemos nos últimos meses uma árdua tarefa para conciliar e agregar gentes, em tempos espaços geográficos e horas, portanto mudanças de horários de palestras só em casos extremos. Alguns terão um duplo desafio de intercambiar papéis: serão expositor@s e mediador@s de outras mesas.
A equipe de recepção do II Ciclo é formada por seis jovens, entre 17 e 25 anos.
A Laura Antunes será a mestra de cerimônia e a interlocutora dos senhor@s com soluções para demandas referentes ao encontro. Com a Laura estarão o Daniel, Adjane, Thaís, Marta e como o II Ciclo estão na aprendizagem de caminhos, captando experiências.
Teremos no dia 26 a composição/aprovação do Documento Referência do II Ciclo, portanto precisamos contar com a participação dos senhor@s nas demais palestras.
No dia 25, às 14 horas está marcada uma agenda com o presidente da Federação das Indústrias do estado de Alagoas Dr. José Carlos Lyra que recepcionará os palestrantes do II Ciclo, em sua casa.
Outras reuniões acontecerão paralelas as palestras. Os senhor@s serão informando previamente.
É importante criar uma dinâmica de interação com o público, alguns leigos na acepção e concepção da temática, para o surgimento de uma conversa coletiva que possa reinterpretar o racismo como personagem que age “calculadamente” de improviso e que só podemos construir uma nova história se olharmos detidamente para o passado e seus fragmentos conceituais.
No mais gostaríamos de contar com cada um/uma de vocês como co-autor@s desse projeto que surge como uma grande roda de conversa tendo como principio o afro-compromisso de cada pessoa para a construção de um país melhor. Aquilo de: “Sim, um mundo melhor é possível!
Sejam bemvid@s a Alagoas!
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..