Ganga Zumba Alagoas em Encontro Nacional dos Quilombolas no Rio de Janeiro

03/08/2011 14:22 - Maceió
Por Redação

Representantes da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas e Remanescente de Alagoas – Ganga Zumba participam do IV Encontro Nacional das Comunidades Quilombolas, que é uma realização da Coordenação Nacional das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) e ONG Espads, no período de 3 a 6 de agosto, no Rio de Janeiro, onde estarão reunidas as comunidades de todos os estados do Brasil.

 

A gerente do Núcleo dos Quilombolas em Alagoas, Berenita Maria dos Santos e mais oito coordenadores estaduais estarão presentes ao encontro demonstrando aos participantes a real situação das 67 comunidades quilombolas de Alagoas; como vivem e onde estão localizadas.

 

Este evento será patrocinado por empresas brasileiras e órgãos da federação como: a Petrobras, Fundação Cultural Palmares, INCRA, Ministério da Saúde, Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial, Ministério do Desenvolvimento Agrário e apoio de ACQUILERJ, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Confederação Nacional dos Metalúrgicos, Governo do Paraná, Governo do Espírito Santo, Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Instituto Terraguá, Coordenadoria Especial da Promoção de Políticas da Igualdade Racial- EPPIR/RJ, da Prefeitura e Governo do Rio de Janeiro/RJ.

 

A chegada das delegações dos representantes das Coordenações Estaduais está prevista para as 12h da quarta-feira (3), e logo após, do credenciamento, às 18h haverá a solenidade de abertura do IV Encontro Nacional em seguida o coquetel com café da roça e para finalizar a recepção, os convidados terão uma noite cultural com Roda de Jongo.

 

A abertura do evento será na Câmara Municipal do Janeiro, no Plenário Teotônio Vilela, às 18h, localizada na Praça Floriano, s/n, na Cinelândia/RJ. No decorrer dos dias 4 a 6 os debates ocorrerão no prédio central, 5º andar da Universidade Estadual do Rio de Janeiro-UERJ, que fica na Rua São Francisco Xavier, Maracanã/RJ.

 

Dentro da programação do encontro, na quinta-feira (4), no primeiro horário está previsto a abordagem de questões importantes com a leitura e aprovação do Regimento Interno e a Palestra com tema da Análise e Conjuntura: O Estado Brasileiro e o Tratamento das Questões Raciais com o expositor o Sub Secretário Geral das Nações Unidas, Carlos Lopes e mediação do Coordenador Executivo da CONAQ, Ivo Fonseca da Silva.

 

Em seguida será aberto o debate, logo após, a segunda palestra do dia com a termologia as Políticas Públicas Para as Comunidades Quilombolas com os convidados do Ministério da Saúde, Fundação Cultural Palmares, INCRA, SEPPIR e Prof. Dr. José Jairo Vieira da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, tendo como mediador, o coordenador executivo da CONAQ, Ronaldo dos Santos.

 

Segue abaixo a programação do IV Encontro Nacional dos Quilombolas

 

Dia 03 de agosto de 2011 – quarta feira

· 12h00min - Chegada das delegações

· 13h00min - Credenciamento

· 18h00min - Solenidade de abertura do IV Encontro Nacional

· 19h30min - Coquetel com Café da Roça

· 21h00min - Noite Cultural com Roda de Jongo

 

Dia 04 de agosto de 2011 – quinta feira

08h00min – Leitura e aprovação do regimento interno do IV ENCONTRO NACIONAL.
09h45min – Intervalo
10h00min – Analise de Conjuntura: O ESTADO BRASILEIRO E O TRATAMENTO DAS QUESTÕES ETNO RACIAIS.

Expositor: Carlos Lopes – Sub Secretário geral das Nações Unidas.

Mediador: Ivo Fonseca da Silva – Coordenador Executivo da CONAQ

11h30min – Debate
13h00min – Almoço
14h30min - POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS. Convidados: Ministério da Saúde, Fundação Cultural Palmares, INCRA, SEPPIR e Prof. Dr. José Jairo Vieira – Universidade Federal do Rio de Janeiro-UERJ. Mediador: Ronaldo dos Santos – Coordenador Executivo da CONAQ).
16h00min – Intervalo
16h15min - Debate
18h00min – Encerramento
19h00min – Jantar

 

Dia 05 de agosto de 2011 – sexta-feira

08h00min – MOVIMENTOS SOCIAIS: ORGANICIDADE DA CONAQ

Prof. Dr. Alfredo Wagner (Universidade Federal da Amazônia) Coordenador do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia

09h30min - Intervalo
09h45min - Grupo de Trabalho: Organicidade da CONAQ
09h45min - Grupo Trabalho: Rede de apoio ao Movimento Quilombola
13h00min - Almoço
14h30min – Grupo de Trabalho: Organicidade da CONAQ
14h00min - Grupo Trabalho: Rede de apoio ao Movimento Quilombola
16h30min – Intervalo
16h45min - Apresentação do Grupo de Trabalho Rede de apoio ao Movimento Quilombola
19h00min – Jantar

 

Dia 06 de agosto de 2011 – sábado

08h00min – Apresentação do Grupo de Trabalho Organicidade da CONAQ
10h00min – Intervalo
10h15min - Apresentação do Grupo de Trabalho Organicidade da CONAQ
12h30min – Almoço
14h00min – Debate
16h00min – Intervalo
16h15min - Encaminhamentos

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..