Uma carta de Elisa Larkin, esposa de Abdias Nascimento.

12/07/2011 16:59 - Raízes da África
Por Arísia Barros


COMUNICAÇÃO AOS PRESENTES NA SERRA DE BARRIGA HOJE, DIA 07 DE JULHO DE 2011.

Às autoridades oficiais e aos representantes do movimento social reunidos em União de Palmares para homenagear Abdias Nascimento, saudações!
Tive ocasião de cumprimentá-los individualmente em correspondência que a coordenadora do Instituto Magna Mater, Patrícia Mourão, teve a gentileza de levar daqui do Rio de Janeiro para vocês. Venho por meio de esta comunicar-lhes o seguinte.
A intenção do meu marido era de ser cremado e os seus restos mortais levados à Serra da Barriga, local histórico de Palmares, a primeira república livre das Américas. A família vai realizar esse desejo dele no dia 13 de novembro.
No velório do corpo dele, ativistas do movimento social negro no Brasil externaram o desejo de participar desse momento. No velório e na missa de sétimo dia realizado em Salvador, surgiram as sugestões de se plantar um pé de baobá e um pé de iròkò e de se criar um marco identificando o local. Surgiram sugestões de várias fontes no sentido de se reunir pensadores, ativistas e artistas para um momento de reflexão sobre o legado de Abdias nas diversas áreas em que atuou. Várias entidades e personalidades do Brasil e do exterior se manifestaram no sentido de participarem da cerimônia.
A família e o Ipeafro querem atender a esse apelo da sociedade civil e vêm se engajando na busca de formas de apoiar e viabilizar o desejo expresso pelo movimento social. A Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e o Fórum Nacional de Performance Negra são duas organizações de âmbito nacional cuja direção se manifestou em apoio à proposta e se dispôs a ajudar a convocar esse evento. O Projeto Raízes de Áfricas, de Alagoas, vem atuando forma firme e competente no empenho de adiantar a iniciativa. O Ipeafro já comunicou à ministra Luíza Bairros, da Seppir, e ao presidente da Fundação Cultural Palmares Elói Ferreira, a intenção manifestada por setores do movimento negro de se realizar essa iniciativa, indagando sobre as possibilidades de apoio financeiro desses órgãos.
O Ipeafro não se considera realizadora dessa iniciativa; apenas quer colaborar com os setores do movimento negro que a propõem. Nesse sentido, caso seja interessante, o Ipeafro poderia aceitar participar da convocação ao lado dos parceiros. Mas o Ipeafro não tem condições nem considera que seja o seu papel assumir a realização da iniciativa.
Instituição criada por Abdias Nascimento, o Ipeafro é o guardião de seu acervo. Nessa qualidade, o Ipeafro tem conhecimento e experiência próprios na realização de eventos como a exposição Abdias Nascimento Memória Viva (Rio, Brasília e Salvador, 2004-2006) e o Colóquio Internacional Ancestralidade Africana e Cidadania: o Legado de Abdias Nascimento (2004). Nesse sentido, está à disposição para colaborar com a sociedade civil e o movimento social na formatação e o planejamento do evento caso seja oportuno.
Atendendo à solicitação de Arísia Barros, coordenadora do Projeto Raízes de Áfricas, o Ipeafro encaminhou a ela e à coordenadora do Instituto Magna Mater, Patrícia Mourão, uma primeira proposta de programação e uma planilha com previsão de itens de despesas para viabilização do evento. Trata-se de um esboço para discussão entre os parceiros. Espero que seja útil para vocês na reunião de hoje.
Por razões administrativas os representantes da ABPN e do Fórum Nacional de Performance Negra não puderam comparecer hoje à homenagem e à reunião. Estou copiando a presente correspondência à direção de cada um desses parceiros da sociedade civil em âmbito nacional. Espero que ambas possam desempenhar papéis fundamentais na convocação do evento, na constituição e coordenação das mesas, nas leituras de textos e de outras formas que virem a propor.
Desejo a vocês um ótimo dia e lamento a impossibilidade de minha presença nessa homenagem que Alagoas e o Brasil realizam à memória de meu esposo no dia de hoje no alto da Serra da Barriga. Sei que ele está - como eu também estou – ao lado de vocês em espírito e energia nesse momento.
Axé!

Atenciosamente,

Elisa Larkin Nascimento, Ph.D.
Viúva de Abdias Nascimento
Diretora do Ipeafro
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..