Conversa de 'Tuiteiro': recadastramento biométrico em debate

10/07/2011 06:59 - Blog do Vilar
Por Redação
Image

Esta semana a enquete do #BlogdoVilar no twitter lançou – aos navegadores – mais uma pergunta. Desta vez, o tema foi o recadastramento biométrico realizado pela Justiça Eleitoral e que tem causado transtornos aos eleitores. O blog perguntou se o internauta/tuiteiro concordava com a posição da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas, de pedir a suspensão do recadastramento até a correção dos problemas.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) tem buscado meios de descentralizar e ainda pedido ajuda à Prefeitura Municipal de Maceió e o Governo do Estado. Porém, ainda parece ser pouco. Há eleitor dizendo que prefere ficar sem votar, a ter que enfrentar as quilométricas filas.

O que gerou inclusive um debate relativo ao voto obrigatório, mas este é assunto para outra conversa, que vale inclusive a pena, diante das opiniões divergentes. O primeiro a opinar na enquete do #BlogdoVilar foi @NailtonCesar.

De acordo com ele, “falta estrutura, quadro pessoal, há inoperância, e o principal, o presidente tem que ficar bem na ‘fita’ com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”. O @NailtonCesar remete ao fato de que o recadastramento biométrico tem que atingir todo o país até o ano de 2018 e Alagoas tem sido um dos “pilotos” neste processo. Em sua visão, a pressa de sair na frente nos trouxe um preço alto.

Não faço esta relação. Acho interessante que se comece por aqui, em função do alto índice de problemas que enfrentamos em períodos eleitorais. Isto é histórico, o que sempre levou o Tribunal Regional a recorrer às tropas federais. Ao que tudo indica, os eleitores fantasmas, ou “flutuantes”, ainda campeiam em Alagoas. O recadastramento é necessário, o que tem que se evitar, é esta humilhação a qual o eleitor tem sido submetido.

Na sequência, @arthurluiz salienta não discordar do pedido de suspensão e emenda: “fico me perguntando por que o próprio TRE/AL não tomou essa decisão antes”. Eis aí algo que eu também me pergunto! A tuiteira @LuaBeserra destaca a preocupação com a população já prejudicada e ressalta a “falta de planejamento. Que se pare e retome quando houve mais organização”.

O TRE/AL busca ajeitar o processo com ele em andamento, mas – acredito – ser mais sensato suspender e voltar com o processo já descentralizado e as ajudas que foram prometidas. Ao que vejo a @CanAlmeida segue o mesmo raciocínio: “a desorganização da Justiça Eleitoral, além de afrontar a dignidade, também mancha o processo eleitoral. Espero que esta desorganização seja resolvida o quanto antes e evite que ainda mais cidadãos sejam constrangidos”.

A opinião de @CanAlmeida faz parte das muitas vozes – inclusive de autoridades – que se pronunciaram sobre o tema. O @zemauniao ainda complementa: “é uma falta de respeito com o eleitor enorme. As pessoas estão expostas ao sol e as chuvas sem necessidade”.


A @LaiseMoreira ressalta as condições físicas, que não comportam a demanda e defende a descentralização, que já é estudada pelo TRE/AL. “As autoridades tem que pensar em um local como estacionamento de Jaraguá, montar uma estrutura, algo especial”. Ainda – pelo que entendi – que esta estrutura seja provisória. Não sei se esta seria a solução, pois não há como evitar grandes concentrações de pessoas – e consequentes filas quilométricas e desgastes - se não houver um processo de descentralização combinado com uma logística mais eficiente. Em todo caso, válida a colocação de @LaiseMoreira e sua preocupação.
 

Estou no twitter: @lulavilar

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..