Crianças de Lagoa da Canoa recebem orientações sobre agricultura familiar

30/06/2011 04:37 - Interior
Por Redação
Image

Uma iniciativa da Prefeitura de Lagoa da Canoa vem possibilitando a ampliação do leque de conhecimento de centenas de estudantes da rede municipal de ensino. Foi iniciado, recentemente, um projeto que tem como objetivo ensinar aos jovens estudantes a importância da agricultura familiar, desde o plantio da semente até a colheita dos frutos.


O projeto está sendo coordenado através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura e o Núcleo de Promoção à Saúde. Semanalmente, um grupo de estudantes de determinada escola assiste a uma aula prática, onde recebe informações importantes que, muitas vezes, são retransmitidas em casa, aos próprios pais agricultores.


Essas aulas são ministradas em pequenas propriedades, que atuam no sistema de agricultura familiar. De acordo com o secretário de Agricultura, José Carlos, essas propriedades foram contempladas, recentemente, com kits de irrigação fornecidos pelo governo do Estado, através do programa Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS).


Durante as aulas de campo, os alunos recebem instruções sobre como plantar a semente, manusear as mudas até o ponto que provoca maior curiosidade entre as crianças, que é o de colher os frutos. Essas aulas são acompanhadas por professores e diretores das escolas.


De acordo com a coordenadora do Núcleo de Promoção à Saúde, Luana Francielle Evangelista da Silva, o projeto tem como objetivo a valorização da importância do trabalho realizado pelo homem do campo, assim como a identificação de técnicas sobre manuseio do solo, além, é claro, a iniciação de uma alimentação mais saudável. “Esse projeto visa oferecer experiências de práticas ecológicas aos alunos, além da produção de alimentos saudáveis e sua importância na nutrição do ser humano, uma vez que não são cultivados com agrotóxicos”, frisou Luana.


As aulas de campo já começam a trazer bons resultados em Lagoa da Canoa. Na Escola Municipal Manoel Pereira, os alunos construíram uma pequena horta nos fundos do terreno. Diariamente eles regam as plantas e acompanham o seu crescimento. A grande ansiedade de todos está voltada ao dia da colheita. Cada um deles terá uma grande satisfação em degustar o fruto plantado por eles mesmos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..