Jornalista estréia espaço sobre cultura e movimento negro na tevê gaúcha.

12/06/2011 07:52 - Raízes da África
Por Arísia Barros

Conhecemos o jornalista Oscar  Henrique, quando de sua primeira visita à  Palmares. Oscar subiu a Serra da Barriga, como então-assessor de comunicação da Fundação Palmares e   saiu encantado com o Parque e todas energias ancestrais. Socializando a  notícia, pois é uma grande vitória, para Oscar e o jornalismo étnico  romper as cortinas hegemônicas de um estado dito branco e pelas  possibilidades de uma nova interpretação que isso oferece. Parabéns Oscar!

Jornalista estréia espaço sobre cultura e movimento negro na tevê gaúcha.

Porto Alegre, 11/6/2011 - Conhecido por sua atuação a frente de projetos em Comunicação Social direcionados à cultura e a história afro-brasileira, em especial durante sua passagem pela gerência de Comunicação Social da Fundação Cultural Palmares/Ministério da Cultura, o jornalista e escritor Oscar Henrique Marques Cardoso estréia o Espaço "Kizomba" na televisão gaúcha. Com a proposta de produzir e apresentar reportagens acerca da presença e da participação do negro na formação da sociedade gaúcha, Oscar Henrique integra a equipe do Programa Diversidade, que vai ao ar todos os dias na ULBRA TV, canal 48 UHF, NET e Parabólica, emissora da Universidade Luterana do Brasil, sediada em Porto Alegre, RS. O espaço KIZOMBA, com Oscar Henrique Cardoso vai ao ar todas as quintas-feiras, durante a apresentação do programa, de segunda à sexta-feira, das 16h30min às 17h30min.

Na primeira reportagem, a qual marcou a estréia do quadro, na última quinta-feira, 9 de junho, Oscar Henrique e o cinegrafista Paulo Lyrio fizeram um passeio de ônibus.
 O veículo é utilizado para a realização do Projeto Territórios Negros, coordenado pela Companhia Carris Portoalegrense, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre, Gabinete de Políticas do Povo Negro da Prefeitura de Porto Alegre, Empresa de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa).
 A Companhia Carris Porto Alegrense é a empresa municipal de transporte público da capital gaúcha, a qual tem um núcleo de promoção da Igualdade Racial em sua estrutura. O jornalista acompanhou a visita dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Victor Isler a pontos da cidade que abrigaram a histórica presença da população negra, como a antiga Colônia Africana, hoje bairro Rio Branco, o antigo Campo da Redenção, hoje Parque Farroupilha, bairro da Ilhota, hoje Cidade Baixa e também visitou a Comunidade Quilombola Urbana Areal da Baronesa, na Cidade Baixa. Comunidade quilombola que aguarda a titulação de sua área, a ser entregue até o final do ano pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, segundo prevê a liderança comunitária.
Assista:

Atração:Espaço Kizomba
Veiculação: semanal, todas as quintas-feiras, sempre a partir das 16h30min
Programa:Diversidade
Emissora: ULBRA TV, canal 48 UHF, 21 NET e Parabólica. Porto Alegre, RS
Envie sua sugestão de pauta: para o mail do apresentador pelo oskarhcardoso@gmail.com
 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..