Especial: Há 72 anos, até o Le Monde se rendeu a Lampião

01/08/2010 04:35 - Cultura
Por Redação
Image

“Morre o rei vesgo da selva brasileira”. Esse foi o título da chamada de primeira página do Le Monde, o influente jornal francês, noticiando há 72 anos a morte de Lampião – que foi o mais importante chefe de cangaceiros que atuaram no Sertão nordestino entre o final do século 19 e meados do século 20.

Há 72 anos, completados na última quarta-feira, 28, a polícia alagoana finalmente conseguiu cercar e abater Lampião e mais onze comparsas, que estavam bivacados em Angico, o esconderijo que o cangaceiro considerava inexpugnável. A operação policial para matar Lampião contou com lances de sorte.

COMO FOI

O palco da cena final do chefe de cangaceiros foi a cidade de Piranhas, às margens do Rio São Francisco, no alto sertão alagoano. O relato é do ex-prefeito e acadêmico de História, Inácio Loiola, neto do telegrafista da Rede Ferroviária que passou o telegrama para o tenente João Bezerra avisando-o da presença de Lampião na região.

- “Tudo começou com uma briga entre o Joca Bernardes, fabricante de queijo, e o coiteiro de Lampião conhecido como Pedro de Cândido”– conta Inácio, que repete os relatos que ouvia do avô, o ferroviário Valdemar Damasceno.

Pedro de Cândido apareceu na casa de Joca Bernardes e levou à força todo o estoque de queijo que ele tinha, e que se destinava a uma encomenda de um cliente em Pão de Açúcar. Revoltado, Bernardes procurou o sargento Aniceto e disse que Pedro de Cândido tinha levado os queijos para Lampião.

- “Todo mundo já desconfiava que Pedro de Cânido era coiteiro de Lampião. Como o Pedro não negociava com queijo, o Joca Bernardes concluiu que o queijo que ele levou só poderia ser para abastecer os cangaceiros. E estava certo” – completou Inácio.

O CERCO

O tenente João Bezerra tinha saído numa diligência para Delmiro Gouveia, depois de ter sido informado de que Lampião estava em Paulo Afonso, na divisa com Alagoas. Com a informação de Bernardes, o sargento Aniceto pediu ao telegrafista Valdemar Dasmasceno para passar o telegrama endereçado ao tenente Bezerra, em Delmiro.

- “O teor do telegrama foi esse: tem boi no pasto. Era um código e o tenente Bezerra logo entendeu e retornou a Piranhas” – conta Inácio.

Depois de prender Pedro de Cândido, o tenente Bezerra o obrigou a levar a polícia até o esconderijo de Lampião. A toca onde Lampião estava arranchado ficava na fazenda Angico, de propriedade da família de Pedro de Cândido, localizada no município sergipano de Poço Redondo.

Numa manhã de terça-feira, 28 de julho de 1938, a polícia alagoana cercou o esconderijo. Dividida em três colunas, a polícia atacou o cangaceiro de surpresa. Além de Lampião, também morreram a mulher dele, Maria Bonita, o compadre Luiz Pedro e mais nove cangaceiros.

Terminava assim a história do mais temido chefe de cangaceiros. Lampião nasceu em Pernambuco, se tornou cangaceiro em Alagoas e morreu em Sergipe. Mas, quem morreu foi o homem, porque o mito permanece vivo e ainda atrai centenas de curiosos em verdadeira romaria ao local onde tombou mortalmente ferido. A grota do Angico virou verdadeiro santuário e tem até direito a celebrações religiosas.
 

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..