Favor digitar pelo menos 3 caracteres
Postado em 31/07/2010 às 23:09 por Redação em NotíciasBrasil/Mundo

Autoridades lamentam morte de três pessoas por desabamento na Itália

  • email E-mail
  • mais Mais...

por Folha Online

Autoridades italianas lamentaram neste sábado o desabamento de um prédio de dois andares na localidade de Afragola, na província de Nápoles, que ruiu na madrugada de hoje (horário local) e deixou três vítimas fatais.

O premier Silvio Berlusconi expressou aos familiares dos mortos suas condolências pessoais e em nome de todo o governo, assegurando a proximidade e o apoio da parte do Executivo da nação europeia.

Por sua vez, o presidente Giorgio Napolitano pediu às autoridades da região que representassem aos cidadãos sua vizinhança e sentimentos de participação na dor dos parentes das vítimas -- o casal Pasquale Zanfardino, de 33 anos, e Enrica Tromba, de 29, além de Anna Cuccurullo, de 75.

O presidente do Senado, Renato Schifani, se declarou fortemente afetado pela notícia do desabamento do prédio, manifestando sentimentos de profundo lamento por si e pelos demais parlamentares.

O titular da Câmara dos Deputados, Gianfranco Fini, enviou um telegrama às autoridades políticas de Afragola exprimindo seus sentimentos às famílias e desejos de rápida recuperação aos feridos.

Inicialmente, o número de vítimas fatais havia sido confirmado em quatro, mas posteriormente as equipes de socorro comunicaram que a neta de 10 anos de Cuccurullo, Imma Mauriello, encontrada junto à avó, estava viva.

A procuradoria de Nápoles abriu uma investigação sobre a hipótese de homicídio culposo múltiplo. Os magistrados reunirão toda a documentação referente à construção e farão consultas técnicas para definir as causas do desabamento.

Os bombeiros explicaram que as chuvas que vinham se abatendo sobre a área não podem ter sido a única razão do desastre. "Um prédio não cai pela chuva. Este edifício teve uma falha estrutural e é preciso verificar o que a provocou", apontou o comandante Giovanni Fricano.

O prefeito de Afragola, Vincenzo Nespoli, confirmou que o desmoronamento não foi provocado por infiltrações ou pela presença de cavidades subterrâneas. "A construção se refere aos anos 1940 e sofreu uma transformação nos anos 1960", explicou o político, também citando uma falha estrutural e dizendo que nos arquivos da prefeitura não constam "trabalhos de reestruturação".

Testemunhas do desabamento comentaram que a ação foi precedida por um estrondo, um sinal que, para os técnicos, confirmaria o dano nas estruturas, bem como a poeira e a quantidade de escombros.

Seja o primeiro a comentar!

  • cadamin icon google
  • O que estão dizendo @cadamin