Postado em por Redação em NotíciasSaúde

URL da notícia
+ -

Instituto de Olhos de Maceió promove Semana de Prevenção ao Glaucoma


Por Redação

Dia 26 de maio é o Dia Nacional de Combate a Cegueira pelo Glaucoma. E para alertar a população, bem como, realizar diagnóstico dessa doença, o Instituto de Olhos de Maceió (IOM) promove a Semana de Prevenção ao Glaucoma. No período de 24 a 28 de maio uma equipe médica do IOM estará disponível para atender a população que tem diagnóstico ou suspeita de glaucoma. Se detectada a doença, os pacientes serão encaminhados para tratamento pelo SUS na própria clínica. A Semana de Prevenção ao Glaucoma conta com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma, doença que danifica o nervo da visão, é responsável por 13% da cegueira em todo o mundo, no Brasil atinge hoje mais de 900 mil pessoas. “A prevenção é a maior arma contra o glaucoma. Estamos empenhados na luta contra essa doença para resguardar milhares de pessoas dos problemas que causa, principalmente, da cegueira”, afirma o oftalmologista Dr. Allan Barbosa, diretor do IOM.
A equipe médica do instituto estará disponível para o atendimento pelo SUS de segunda a sexta da próxima semana, das 08 às 12h e a tarde a partir das 13h. O Instituto de Olhos de Maceió localiza-se na Av. Comendador Palmeira, 122, no bairro do Farol. Informações 3326-5600.

O glaucoma

É uma doença ocular que ocorre pelo aumento da pressão intra ocular danificando o nervo da visão (nervo óptico) levando a perda de campo de visão, podendo se não diagnosticado e tratado, a tempo evoluir para cegueira. É geralmente uma doença silenciosa e assintomática. O glaucoma na forma aguda (tipo raro) pode levar a visão borrada, dor ocular, halos coloridos com a luz, náuseas, vômitos, cefaléia e é causando por um aumento súbito da pressão intra ocular. Nas fases finais há perda importante do campo visual com visão em túnel.
O glaucoma é mais freqüente em pessoas com histórico familiar, é mais agressivo na raça negra e mais incidente a partir dos 40 anos. O tratamento deve ser com colírios especiais ou com cirurgia. Ambos não melhoram os danos já existentes, mas diminui a progressão da doença.

Serviço:


Semana de Prevenção ao Glaucoma
Data: 24 a 28.05.10
Horário: 08 às 12h e a partir das 13h
Local: Av. Comendador Palmeira, 122, Farol
Informações: 3326-5600
Aberto ao público


URL da notícia
+ -

Deixe seu Comentário

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

comments powered by Disqus