Departamento Pessoal é imprescindível para o bom funcionamento dos negócios

30/10/2009 18:41 - Maceió
Por Redação

O departamento pessoal é parte integrante da estrutura organizacional de praticamente todas as empresas, um setor imprescindível para o bom funcionamento dos negócios. É lá onde são executadas algumas funções básicas para o andamento das atividades de uma empresa, como admissão de funcionários, treinamento e orientação, e desligamento.

 

Outra rotina do departamento pessoal é a relativa ao controle de freqüência, chamado usualmente de compensação de pessoal. Cabe ao departamento de pessoal efetuar o controle de freqüência, calcular os salários, impostos, benefícios e outros adicionais previstos em contrato e legislação e efetuar o pagamento desses valores. Essa atividade está intrinsecamente ligada ao departamento financeiro ou contábil da empresa. Envolve contínua atualização quanto a leis trabalhistas e outras específicas. O departamento pessoal necessita estar constantemente a par das modificações ocorridas na área e informar e efetuar as mudanças necessárias com agilidade e precisão.

 

O moderno departamento de recursos humanos também tem a importante função de treinar e orientar a força de trabalho na empresa. Isso envolve desde atividades básicas de treinamento para a função, passando por aperfeiçoamento ou revisão de conhecimentos de interesse da empresa ou setores da empresa, até o estabelecimento de programas de educação continuada e especializada para funcionários.

 

Para tanto, os funcionários do setor devem se manter constantemente atualizados e informados. Tributação e fiscalização são também dois assuntos que abrangem várias atividades do departamento pessoal e que exigem constante atualização para que a rotina do departamento pessoal seja executada corretamente.

 

Para os interessados na área, mas sem conhecimentos iniciais, o melhor caminho é um curso de Rotina de Departamento Pessoal. O Senac-AL permanece com as inscrições abertas para mais uma turma, que têm início previsto no próximo dia 3, com aulas até o dia 24 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na Unidade Poço. Mais informações: (82) 2122.7801 e 0800 082 2005.

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..