População prestigia desfile de emancipação política do estado

16/09/2009 14:20 - Maceió
Por Redação
Image

Milhares de pessoas prestigiaram o desfile de emancipação política de Alagoas, na tarde de hoje, na Avenida da Paz, no bairro do Jaraguá. Alunos de escolas públicas e particulares desfilaram com o tema "Educar para preservar: patrimônio e meio ambiente. Bandas de fanfarra de escolas do interior animaram o desfile.

O governador Téo Vilela e diversas autoridades, como secretários de estado e o procurador-geral de Justiça, Eduardo Tavares, prestigiaram o evento, que começou com uma hora e meia de atraso e contou com a participação da banda de música da Polícia Militar, que abriu o evento executando o hino de Alagoas.

Militares de diversos batalhões da PM fizeram a segurança no desfile, que teve também a apresnetação de um grupo de coco de roda que animou os presentes.

Homenagens

O desfile da Emancipação Política foi marcado também por homenagens do governo de Alagoas a algumas personalidades do Estado.

Abelardo Duarte, Alex Teixeira Barbosa, Anilda Leão, Artur Ramos, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Bráulio Leite Júnior, Dom Avelar Brandão Vilela, Eloi Brandão Sá, Félix Lima Júnior e Graciliano Ramos.

A lista segue com nomes importantes como Haeckel Duarte, Hermeto Pascoal, Ivan Fernandes Lima, José Geraldo Wanderley Marques, Ladislau Neto, Linda Mascarenhas, Luiz de Araújo Pereira, Margot Dubeaux Leão e Nise da Silveira.

Octávio Brandão, Paulo Pedrosa, Tânia de Maya Pedrosa, Teotônio Brandão Vilela, Théo Brandão, Toinho Pescador e Zélia Maia Nobre fecham a lista de homenageados. Todos eles tiveram seus nomes lembrados como exemplos de defensores do patrimônio histórico, artístico e ambiental e, por isso, tiveram seus esforços reconhecidos em um pelotão especial.

Emancipação

A Emancipação Política de Alagoas aconteceu no dia 16 de setembro de 1817, quando a comarca foi elevada à condição de capitania. Naquele dia, um alvará régio assinado por Dom João VI emancipou a Comarca de Alagoas da Capitania de Pernambuco, passando então para Capitania de Alagoas, tendo como capital a antiga Vila de Santa Maria Madalena, que passou a ser denominada Alagoas também.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..