Postado em 27/01/2015 às 21:01 por Agência Alagoas em Polícia

Defesa Social reavalia contratos de até R$ 1 milhão, inclusive os que estão em fase licitatória

Secretaria já tem em arquivo os que ultrapassam tal valor e encaminhará, imediatamente, à Secretaria da Fazenda

Conforme Decreto 3.8073, do Governo do Estado, a Secretaria de Estado da Defesa Social e Ressocialização (Sedres/AL), bem como os órgãos a ela subordinados, reavaliam contratos que chegam até R$ 1 milhão, inclusive os ainda em fase licitatória. A Sedres já tem em arquivo os contratos que ultrapassam tal valor e encaminhará, imediatamente, à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). O prazo dado para e entrega do relatório é até 28 de fevereiro e as renegociações se estendem até 30 de abril.

De acordo com o secretário-adjunto da Sedres, Delano Sobral Rolim, integrante da comissão do órgão, as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, a Perícia Oficial e a Superintendência de Administração Penitenciária (SAP), que possuem orçamento próprio, formam individualmente suas comissões e cabe a elas os levantamentos dentro de cada órgão, ao final todos  supervisionadas pela secretaria.

“Cada instituição terá sua comissão e vai detectar os convênios que se enquadrem no decreto, tudo sob inspeção da Sedres que tem como incumbência articular e supervisionar. Após a junção de todos os relatórios  será feito outro com a conclusão das comissões consolidadas e este enviado ao governador”, explica o secretário Delano Rolim.

A comissão da Sedres é composta, além do secretário-adjunto, por Raphael Ricci, Lidiana Teixeira e Fernando Andrade.

Postado em 27/01/2015 às 21:01 por Agência Brasil em Polícia

Polícia Federal vai investigar mais dez empreiteiras na Lava Jato

A Polícia Federal (PF) abriu mais dez inquéritos para investigar empresas suspeitas de participar do esquema de corrupção em contratos com a Petrobras. Por determinação do delegado Eduardo Mauat, chefe da investigação da Operação Lava Jato, a PF vai investigar possível envolvimento de diretores e funcionários nos desvios.

De acordo com a PF, serão investigadas as empreiteiras Andrade Gutierrez, Setal Engenharia, MPE Montagens e Projetos Especiais, Alusa Engenharia S/A, Promon Engenharia, Techint Engenharia e Construção S/A, Skanska Brasil, GDK, Schahin Engenharia e a Carioca Christiani Nielsen Engenharia.

Na última fase da Operação Lava Jato, executivos das empreiteiras Engevix, OAS, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, Camargo Correa e UTC Engenharia se tornaram réus em ações oriundas das investigações da PF. De acordo com depoimentos de delação premiada, as empresas são acusadas de formação de cartel em contratos com a Petrobras.

Postado em 27/01/2015 às 19:01 por Redação em Polícia

Criminosos executam homem a tiros de pistola em Maceió

A Força Nacional deve iniciar nesta quarta-feira (28), as investigações da morte de um homem, ocorrida na Travessa São Jorge, no bairro Cidade Universitária, em Maceió.

Segundo testemunhas, a vítima, cujo nome não foi divulgado, fugia de três homens armados quando foi atingida pelos disparos de pistola. Após o crime, o trio fugiu sem deixar pistas. No local foram encontradas várias cápsulas de pistola.

A vítima morreu no local, sem ter chance de socorro médico. Equipes do Instituto de Criminalística (IC) e do Instituto Médico Legal (IML) foram ao local periciar e recolher o corpo. 

Postado em 27/01/2015 às 16:01 por Adalberto Custódio em Polícia

Avô e neto são assassinados a tiros no interior

A tarde desta terça-feira (27) foi violenta no município de Limoeiro de Anadia. Três pessoas foram assassinadas a tiros em duas ocorrências. Uma delas, registrada no povoado Oiti, foram mortos avô e neto. O outro assassinato foi registrado no povoado Pau Ferro.

 

Postado em 27/01/2015 às 14:01 por Redação em Polícia

Polícia prende três suspeitos de roubo e desmanche de motocicletas

Motos apreendidas

Assessoria - PM

Três pessoas foram presas, na noite dessa segunda-feira (27), na cidade de Igreja Nova, suspeitas de integrar uma quadrilha de roubo e desmanche de motos. As prisões aconteceram Povoado Chinaré e foram realizadas por uma guarnição do Pelopes do 11º Batalhão de Polícia Militar.

De acordo com a assessoria de comunicação da PM, duas motos foram apreendidas, sendo uma delas com queixa de roubo e a outra sem registro. Luiz Fernando Galdino dos Santos, vulgo Neném, 22, Ednilton Gomes dos Santos, conhecido como Nego, 24, e Sérgio Gomes dos Santos Júnior, o Juninho, 18, foram presos e levados para a Delegacia Regional de Penedo.

As prisões aconteceram após informações repassadas pelo Disque Denúncia (181).  "É de fundamental importância a participação do cidadão. Hoje graças à coragem que alguém teve em ligar para o Disque-Denúncia pudemos desarticular esse trio que vinha agindo aqui na região”, afirmou o tenente Djalma Santos, que comandou a operação que resultou na captura dos suspeitos. 

Postado em 27/01/2015 às 14:01 por Vanessa Alencar com Ascom PRF em Polícia

Suspeito de assalto fica preso às ferragens após colidir com carro de vítima

Carro incendiou após acidente

Ascom PRF

Um pernambucano de 22 anos, cuja identidade não foi informada, ficou preso às ferragens após se envolver em um acidente de trânsito na BR 101, na tarde de ontem (26). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ele e mais três pessoas que estavam no ônix branco, com placa de Pernambuco, são suspeitos de tentativa de assalto.

Ainda de acordo com a PRF, os suspeitos colidiram com uma Saveiro branca - placa de São Miguel dos Campos – ao tentarem assaltar o condutor da caminhonete. Ao perceberem a aproximação dos policiais, três suspeitos conseguiram fugir por um canavial.

O quarto ocupante do Ônix foi socorrido pouco antes do carro incendiar e, em seguida, preso em flagrante e levado para a Delegacia Regional de São Miguel dos Campos.

A equipe da PRF constatou, em consulta aos sistemas policiais, que o veículo tem queixa de roubo e furto em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

Depois que o suspeito informou que o bando havia roubado outro carro, nas proximidades do Mirante da Praia do Gunga, os policiais encontraram uma Saveiro abandonada na AL 220. O proprietário do veículo foi acionado e identificou o integrante preso como um dos autores do roubo.

Mais um suspeito foi preso após buscas da Polícia Militar nos canaviais da região.

 

Postado em 27/01/2015 às 10:01 por Redação com Assessoria em Polícia

Polícia prende jovem com moto roubada em Feira Grande

Jaelson Barbosa Pinheiro, 18 anos, preso com motocicleta roubada

Crédito: Ascom PC

Durante uma ação realizada por policiais civis de Feira Grande, Jaelson Barbosa Pinheiro, de 18 anos, foi preso com uma motocicleta roubada. O flagrante aconteceu no final da tarde da segunda-feira (26) na Avenida Vereador Ernesto Leandro de Lira, no Centro.

Segundo informou a polícia, o delegado Gustavo Xavier, titular da delegacia regional de Arapiraca, vinha investigando o acusado.

Jaleson pode ser um dos assaltantes que havia roubado a motocicleta em dezembro de 2013 no bairro Brisa do Lago, em Arapiraca. 

Postado em 27/01/2015 às 08:01 por Redação com Minuto Sertão em Polícia

Quinta viatura é incendiada em ação criminosa no interior

Viatura da Polícia Civil é incendiada em frente à delegacia em Inhapi

Minuto Sertão

Uma viatura da Polícia Civil de Alagoas (PC/AL) foi incendiada durante a madrugada desta terça-feira (27), por volta das 3h, em frente à delegacia de polícia, na Rua Evaldo Brandão, centro da cidade de Inhapi. O incêndio ocorre poucos dias após quatro viaturas da Polícia Militar terem sido incendiadas na área externa do 10º Batalhão de Polícia Militar.

Segundo testemunhas, duas pessoas desconhecidas chegaram a pé na localidade e atearam fogo no Corsa Wind, de cor branca e placa MUW-1967/Maceió-AL. O veículo ficou totalmente destruído.

De acordo com o apurado pela reportagem, havia pelo menos um agente policial de plantão na delegacia, mas que não percebeu a ação criminosa.

Incêndio em Palmeira dos Índios

Quatro viaturas utilizadas por policiais militares do 10º Batalhão de Polícia Militar foram incendiadas no último dia 22, na área externa do 10º BPM, situado no município de Palmeira dos Índios. Duas pessoas foram presas suspeitas de cometer o crime.

Policiais pertencentes ao Batalhão de Radiopatrulha realizaram buscas nas proximidades do Batalhão e localizaram dois suspeitos. José Luiz dos Santos, de 27 anos, e Adriano Machado dos Santos, 29 anos, foram detidos e encaminhados para a delegacia regional, onde foram autuados por dano qualificado.

 

 

Postado em 27/01/2015 às 07:01 por Redação em Polícia

Homem é preso acusado de estuprar adolescente em Limoeiro de Anadia

A polícia prendeu um homem identificado como José Bispo Santos, de 38 Anos, acusado de estuprar uma adolescente de 16 anos. A prisão foi registrada nesta segunda-feira (27), no município de Limoeiro de Anadia.

De acordo com informações do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom), o padrasto da vítima acionou a polícia e informou que sua enteada havia sido estuprada e o acusado tinha sido localizado. Á polícia, a adolescente informou que ao sair do supermercado foi abordada pelo José Bispo, que estava armado em um Celta preto. O acusado obrigou a menor a entrar no carro e a levou a uma estrada conhecida como “Ladeira do Piçarro”, onde cometeu o estupro, fugindo em seguida.

A adolescente chegou a registrar a queixa no mesmo dia e foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), para a realização do Exame de Corpo de Delito, onde foi contatado que houve violência sexual.

Os envolvidos foram levados à Central de Polícia para prestarem seus depoimentos. O acusado de declarou inocente e garantiu não conhecer a adolescente. José Bispo permanece detido parra averiguação. 

Postado em 27/01/2015 às 07:01 por Redação com Assessoria em Polícia

Operação das Polícias Civil e Militar prende taxista acusado de roubar pousada

Uma operação desencadeada pelas polícias Civil e Militar, na madrugada desta terça-feira (26), resultou na prisão de um taxista, recuperação de material roubado de uma pousada na Praia do Francês, e na identificação da quadrilha responsável pelo assalto a outra pousada, na semana passada, em Cruz das Almas. Sob a coordenação do secretário da Defesa Social, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e dos delegados Manoel Wanderley e Leonan Pinheiro foram feitas varreduras em vários pontos suspeitos na capital.

O taxista Rafael Lourenço Ferreira, 18 anos, foi interceptado e preso no Vale do Reginaldo. Com ele, a polícia encontrou notebooks, relógios, malas, máquinas de fotografar, correntes, roupas, monitores entre outros. Os objetos recuperados foram subtraído dos turistas hóspedes da pousada. Um veículo C3,de cor prata, e o táxi usados pelos criminosos foram apreendidos.

Após indagação policial, Rafael Lourenço confessou a participação no assalto à pousada em Cruz das Almas. Outro comparsa do taxista que estava sendo perseguido pela equipe do Grupamento Aéreo da Sedres foi atingido com um tiro na perna e fugiu. Dos integrantes da quadrilha, um menor identificado como “Gui”, de 17 anos, morador da Grota do Arroz, e Alex Cavalcante da Silva, conhecido como “buchecha”, com participação em assaltos, sequestros e tráfico empreenderam fuga.

Participaram da operação com o secretário e os delegados, policiais do 1º Batalhão, Batalhão de Trânsito, do Bope, da Radiopatrulha, da Central de Flagrantes e do Departamento de Polícia Judiciária Metropolitana. Todo material e o taxista preso foram levados para a Central de Flagrantes 2, na Mangabeiras, em Maceió.

Postado em 27/01/2015 às 07:01 por Redação com Assessoria em Polícia

Caminhoneiro que transportava carga considerada perigosa é detido por embriaguez

Caminhoneiro é detido após dirigir sob efeito de álcool

Assessoria

Agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagraram um caminhoneiro, de 46 anos, que transportava combustível, sob efeito de álcool. A abordagem aconteceu nessa segunda-feira (26), na BR 316, próximo à cidade de Tanque D’arca/AL.

No momento do teste de etilômetro, o condutor apresentou o índice de 0,59 de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Quinze minutos depois, um novo teste registrou o teor de 0,50 mg/l. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que acima de 0,30 mg/l a pessoa deve ser presa por crime de embriaguez ao volante.

Segundo o motorista, ele não havia ingerido bebida alcoólica, apenas tinha inspirado álcool combustível durante o transbordo da carga que transportava. Em sua declaração ele afirmou que havia descarregado o produto perigoso às 10h e a abordagem aconteceu às 17h. Um novo carregamento seria levado pelo motorista até São Paulo/SP.

O caminhoneiro foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Palmeira dos Índios/AL.

Fiscalizações de alcoolemia

Esta foi a 11ª prisão por embriaguez ao volante realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas neste mês de janeiro. Só este ano, mais de dois mil testes de etilômetro foram realizados durante fiscalizações da PRF nas rodovias federais que cortam o estado.