Postado em 30/05/2015 às 08:33 por blog do bernardino. em Bernardino

Briga de Foice em Palmeira dos Indios a fusão do PSB com PPS

Márcio Henrique é do PPS é Oposição a James e Verônica Medeiros é do PSB aliada ao James.

Marcio Henrique abrançando Heloisa

Arlindo tavares

Se depender do vereador Márcio Henrique(PPS), a fusão com o PSB não vai para a frente em Palmeira dos Indios, tornando-se assim o quadro complicador para a presidenta da PSB em Alagoas, Kátia Born que já acertou o ponteiro com o seu colega do PPS estadual, Regis Cavalcante.

Márcio é apontado como um dos favoritos na disputa da prefeitura de Palmeira dos Índios. Tem até a simpatia da boa vereadora Sheila Duarte(PT). E deve contar com o apoio no palanque da vereadora por Maceió, Heloisa Helena. Mas o complicador é que no PSB palmeirense quem comanda é a ex-viceprefeita e ex-secretária de Saúde, Verônica Medeiros, ligada politicamente ao prefeito James Ribeiro(PSDB).

Verônica faz parte do plano B de James para manter a prefeitura sobre o seu domínio.

Sabe-se que James deseja formentar uma briga na Oposição para dividir ainda mais e se beneficiar na hora de  indicar o seu candidato a sucessor.  O nome é ainda forte do ex-conselheiro e ex-deputado Edval Gaia, pai do tucano Edval Filho.

Como aconteceu com ele na reeleição a Oposição divida que se beneficia e ele.

E ainda tem o vereador tucano Julio Cézar querendo ser prefeito.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Postado em 30/05/2015 às 05:47 por Blog do Bernardino em Bernardino

Município de Igaci será 100% saneado

Wellington Pedro e Luciano Rocha representantes da W & L Engenharia, executora da obra. O objetivo é implantar o esgotamento sanitário para todas as áreas do município que não contam com este serviço, atendendo a demanda atual e dos próximos 20 anos.

“Precisamos criar opções de emprego para o nosso povo”, defendeu Oliveiro Torres, ao assinar a obra importante para a cidade

Foto Grazi Duarte

Foi em ritmo de progresso que o prefeito de Igaci, Oliveiro Torres Piancó(PMDB) assinou a ordem de serviço das obras de esgotamento sanitário e saneamento do município. O projeto firmado por intermédio de uma parceria entre Prefeitura e Funasa que garante essa obra para o município foi assinado na última quarta-feira (27), numa solenidade realizada no prédio da Câmara Municipal.

Estiveram presentes na solenidade o vice-prefeito Ronaldo Cavalcante, todos os secretários do governo municipal, assim como todos os vereadores, além do engenheiro João Paulo Amorim, Anderson Wilker (engenheiro sanitarista da AMA), Wellington Pedro e Luciano Rocha representantes da W & L Engenharia, executora da obra.

O objetivo é implantar o esgotamento sanitário para todas as áreas do município que não contam com este serviço, atendendo a demanda atual e dos próximos 20 anos.

“Com essa obra de saneamento iremos diminuir casos de doenças e com isso diminuiremos os gastos na saúde”, explicou o secretário de saúde, Neno Toledo.

O engenheiro João Paulo Amorim alertou que o município terá uma equipe de fiscalização rigorosa que acompanhe cada etapa da obra, atentando para o período de compactação do solo, a correta condução das ligações, entre outros aspectos. “É preciso cumprir cada etapa rigorosamente, para que a obra seja bem feita e não haja perda de material, ou precise quebrar o asfalta depois de concluído”.

O total de recursos será de R$ 11.300.000,00 (a primeira parcela já foi liberada). A previsão é de que a obra seja realizada num período de 18 meses, a contar do seu início, previsto para a próxima segunda-feira (01).

“Este trabalho é um orgulho para o nosso município, não podendo esquecer dos esforços do governador Renan Filho, deputado estadual Edval Gaia Filho e do deputado federal Givaldo Carimbão. É um dos sinais de desenvolvimento que queremos trazer”, comentou o prefeito Oliveiro Torres, que está entusiasmado por poder realizar a maior obra da história de Igaci.

O gestor acredita que com a cidade 100% saneada, fácil acesso e o problema do abastecimento de água prestes a ser resolvido, será possível atrair indústrias para alavancar o desenvolvimento de Igaci. “Precisamos criar opções de emprego para o nosso povo”, defendeu Oliveiro Torres.

 

Benefícios

A obra gerará impostos para o município promovendo um aumento da arrecadação de tributos, os quais poderão ser utilizados em outras obras como melhoria de praças e ficará a disposição das necessidades do município.

Também vai demandar grande quantidade de mão de obra qualificada no município, gerando emprego e renda.

O esgotamento sanitário acarretará na redução de gastos com a saúde, aumentando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo esse um dos parâmetros utilizados para garantir mais recursos para o município para investir na área da saúde.

Essa estação de tratamento que será implantada em Igaci, é uma das mais modernas do país, podendo ser convertida numa geradora de energia. O esgoto tratado produz gás metano que pode ser lançado no ar ou armazenado para abastecer carros a gás.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

 

Postado em 29/05/2015 às 21:37 por em Bernardino

Música e alegria marcam os 98 anos de Teotônio Brandão Vilela

Homenagem reuniu dezenas de pessoas para celebrar a memória do Menestrel

Janice Vilela, uma das filhas do menestrel de Alagoas agradecendo a festa dos 98 anos de seu pai

Fotos:Petronio Viana

Muita música e muita alegria marcaram a comemoração, nesta quinta-feira (28), do 98º aniversário de nascimento do Menestrel das Alagoas, Teotônio Vilela. O evento, aberto ao público, foi realizado pela Fundação Teotônio Vilela (FTV) no Memorial que leva nome do Menestrel, na orla de Pajuçara.

Dezenas de pessoas se reuniram para celebrar a memória de Teotônio e prestigiar as apresentações da violoncelista e flautista Miran Abs e do pianista e violinista Jair Barbosa, com repertório que variou entre o erudito e o popular; e da cantora Ana Galganni, do guitarrista Junior Bocão e do contra-baixista Bruno Ribeiro, da banda Divina Supernova.

A surpresa da noite foi a aparição do músico Alexandre Abraham, acompanhado de seu flugelhorn, instrumento de sopro semelhante ao trumpete. Sem aviso, Alexandre “invadiu” o Memorial Teotônio Vilela e juntou-se à Divina Supernova, arrancando aplausos do público. Foi o retorno do músico aos palcos alagoanos depois de quase uma década de ausência. 

 

Entre os presentes, filhos e netos de Teotônio, que se emocionaram com as manifestações de carinho e respeito pela trajetória do Menestrel. Falando em nome da FTV e da família, a diretora-presidente da entidade, Janice Vilela, filha de Teotônio, lembrou a importância de manter viva a “ira santa” que guiou as ações e motivou as palavras do senador em favor da liberdade e da democracia no Brasil.

“Destemido, convicto de suas crenças democratas, Teotônio abriu não somente as portas dos cárceres para tirar dali presos políticos. Teotônio levou aos brasileiros a esperança no futuro. É a esse Teotônio a quem hoje prestamos mais uma merecida homenagem. E vamos juntos rumo ao centenário”, disse Janice Vilela. 

Colaboração do texto Petronio Viana pára o Blog do Bernardino.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

 

Postado em 29/05/2015 às 17:13 por Blog do Bernardino em Bernardino

Calote de João Caldas faz jornalistas suspenderem edições do Jornal Cultura

Informamos que a partir desta, nós do departamento de jornalismo da TV Farol, afiliada Cultura em Alagoas, vamos interromper a exibição dos nossos telejornais, Jornal da Cultura Alagoas Manhã e Noite.

João Caldas deu calote nos jornalistas

Reprodução TV Câmara - arquivo

As duas edições do Jornal da Cultura Alagoas deixam a grade de programação da TV Farol, afiliada Cultura em Maceió, a partir desta sexta-feira (29). A emissora, que pertence ao empresário João Caldas, está em atraso com os funcionários, e os jornalistas decidiram parar as atividades até que a empresa regularize a situação.

Em nota exibida no horário do telejornal, o departamento de jornalismo deu satisfação ao telespectador informando superficialmente o que está acontecendo: Bom dia, Hoje é sexta-feira, 29 de Maio de 2015.

Informamos que a partir desta, nós do departamento de jornalismo da TV Farol, afiliada Cultura em Alagoas, vamos interromper a exibição dos nossos telejornais, Jornal da Cultura Alagoas Manhã e Noite.

Tomamos essa decisão em respeito ao público para não deixar cair o nível de produção e a qualidade do jornalismo que levamos até você.  Tão logo a empresa nos ofereça tais condições, retornaremos as apresentações dos nossos telejornais.

Agradecemos a sua compreensão e esperamos que essa situação seja resolvida o mais breve possível. Ainda nesta sexta-feira de manhã, representantes do Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (SindJornal) devem comparecer a emissora para conversar com os jornalistas sobre a situação.

O primeiro jornalista a desistir foi Mário Lima. E agora mais dois decidiram não trabalhar mais: Arnaldo Ferreira que já é um profissional tarimbado com passagem na TV Band Nacional, nas rede de televisão em Alagoas: Gazeta, Pajuçara e Alagoas. O jornalista Ricardo Rodrigues, correspondente do jornal Estado de S.Paulo.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail>Bernardinosm01@hotmail.
 

Postado em 29/05/2015 às 14:57 por em Bernardino

Lessa apresenta dois projetos de lei na Câmara Federal

“O projeto apresentado tem o objetivo de corrigir esse erro, fazendo justiça àqueles que aderiram de maneira legítima ao programa”, declarou Ronaldo Lessa.

Lessa apresenta dois projetos importantes na Câmara Federal

Foto:Alexandre Amarente/agencia Câmara

O deputado Ronaldo Lessa (PDT/AL) apresentou dois projetos de lei na Câmara dos Deputados. O primeiro para o restabelecimento da cobrança do adicional de indenização do trabalhador portuário avulso. O segundo prevê a dispensa do depósito recursal para microempresas, firmas individuais, empresas de pequeno porte e pessoas físicas.

Indenização

No início da década de 1990, houve movimentação no sentido de modernizar das estruturas do Estado e de diminuição da atuação estatal em setores econômicos. Dentro desse contexto, entendeu-se ser necessária a promoção de uma série de medidas nos portos nacionais, dentre as quais, a de redução no número de trabalhadores portuários avulsos. Por isso, em 1993, o governo federal publicou uma lei estimulando esses profissionais a cancelarem seus respectivos registros.

Em troca dos cancelamentos dos registros, os trabalhadores receberiam indenizações, que seriam pagas por um fundo criado para essa finalidade. Dos cerca de 13 mil trabalhadores portuários avulsos que aderiram ao plano, apenas 1,5 mil receberam as indenizações devidas. “O projeto apresentado tem o objetivo de corrigir esse erro, fazendo justiça àqueles que aderiram de maneira legítima ao programa”, declarou Ronaldo Lessa.

De acordo com o texto do PL, os recursos para o pagamento dessas indenizações serão arrecadados a partir do restabelecimento do Adicional de Indenização do Trabalhador Portuário Avulso (AITP), que será cobrado dos operadores de carga e descarga de mercadorias importadas e exportadas, principais beneficiados pela redução do número de trabalhadores portuários.

 

Depósito Recursal

O segundo projeto apresentado por Ronaldo Lessa altera o artigo 899 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) que obriga as empresas a fazerem o chamado depósito recursal, que tem o propósito de assegurar a execução da decisão final do julgamento de um processo trabalhista, quando esse for favorável ao empregado, a fim de evitar a simples protelação do processo por parte do empregador.

“Em se tratando de uma empresa de grande porte, que tem condições financeiras de realizar o depósito, a situação é justa. Mas quando se trata de microempresas ou as de pequeno porte, o artigo como está pode levá-las a fechar as portas e, consequentemente, prejudicar os demais empregados, gerando um passivo trabalhista ainda maior”, explicou o deputado.

O projeto já foi encaminhado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados à Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Em seguida a matéria segue para a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, e, por último, para a de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Postado em 29/05/2015 às 08:49 por em Bernardino

Mauricio Quintella assinou a CPI do Romário para investigar a CBF

Romário quando foi deputado federal tornou-se um grande amigo de Quintella. Ele assinou e recomendou os parlamentares do PR fazer o mesmo.

Romário tem apoio de Quintella para a CPI da CBF

Rinaldo Moreira/Agência Câmara

O deputado federal Mauricio Quintella, líder do PR na Câmara Federal,  anuniou ainda há pouco que acabou de assinar o requerimento, de autoria do senador Romário, que propõe a criação no Congresso Nacional de uma Comissão Parlamentar de Inquérito Mista para investigar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Romário quando foi deputado federal tornou-se um grande amigo de Quintella. Ele assinou e recomendou os parlamentares do PR fazer o mesmo.

O Quintella afirma que esta será uma grande oportunidade de se passar a limpo o futebol brasileiro.

“Não podemos admitir que esse patrimônio do nosso povo seja tratado com tamanho descaso e viva mergulhado em permanentes suspeitas de corrupção”, argumenta o parlamentar, cuja assinatura à CPI é uma intenção manifestada desde o momento em que disputava uma vaga para a Câmara Federal.

acesse>twiter@bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Postado em 29/05/2015 às 07:17 por em Bernardino

Reajuste da educação em Palmeira deveria ser de 13,01%, mas não foi

Nesta sexta-feira (29) haverá paralização nacional dos trabalhadores da educação. Em Palmeira dos Índios, o ato público acontece na praça da Independência, a partir da 9h.

Ilustração

Os professores da rede municipal de ensino em Palmeira dos Índios estão novamente na bronca com o prefeito, James Ribeiro e o seu secretário de Educação, Luiz Lobo.

O motivo foi o projeto de lei aprovado a toque de caixa pela base governista, na última quarta-feira (27) na Câmara Municipal, concedendo reajuste salarial na ordem de 8,84% quando os demais municípios brasileiros reajustaram em 13,01% o salário dos professores, conforme determina a lei 11.738 de 16 de julho de 2008.

Durante a sessão, o Sinteal esteve reunido com vereadores Thales Targino, Cristiano Ramos e Júlio Cezar para exigir do governo a aplicação do reajuste de 13,01% como é de direito dos profissionais da educação, além do realinhamento com impacto deste índice direto na carreira dos trabalhadores. Além de emenda nesse sentido, a bancada de oposição ainda pediu vistas ao processo, mas foram rejeitadas.

“Esse aumento que o governo municipal está anunciando está abaixo daquilo a que nós temos direito. É um absurdo o que estão fazendo conosco, ou seja, mais uma vez os trabalhadores da educação saem prejudicados. Os bajuladores de plantão ainda ironizam de nossa cara, mas nada melhor do que o tempo” desabafou a professora, Silvana Porto.

Para o vereador, Júlio Cezar, “mais uma vez o governo perdeu a oportunidade do diálogo e de estreitar a relação com o Sinteal. Não custava nada ouvir a entidade que representa os trabalhadores da Educação, porque ao meu ver, ninguém melhor do que o Sinteal para dar importante contribuição neste processo. Quanto ao reajuste não sou contra, embora não tivesse segurança necessária para votar a matéria porque as planilhas dos vencimentos não estavam anexadas, nem estava clara a garantia do realinhamento, sem falar que o projeto chegou em cima da hora. Então me abstive” explicou o parlamentar.

O montante de recursos disponibilizados para a educação municipal em Palmeira dos Índios para o ano de 2015 soma 40 milhões de reais. O município foi o que mais recebeu incremento de recursos este ano (22%) em comparação com as demais cidades alagoanas. “É muito dinheiro, não faltam recursos, falta vontade política” disparou a sindicalista, Cícera Rodrigues.

Nesta sexta-feira (29) haverá paralização nacional dos trabalhadores da educação. Em Palmeira dos Índios, o ato público acontece na praça da Independência, a partir da 9h. O projeto foi aprovado com abstenções de Júlio Cezar, Thales Targino e Cristiano Ramos.  

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Postado em 28/05/2015 às 19:12 por Blog do Bernardino em Bernardino

Em Monteirópolis pecuarista perde 45 cabeças de gado roubado de uma só vez

É um prejuizo de mais R$ 180 mil e jamais foi registrado uma quantidade de animais roubado desta forma.

Ilustração

Na delegacia de Jacaré dos Homens hoje(28) um caso insuitado: o pecuarista  Cicero Alcântara  fez o boletim de Ocorrência, registrando que 45  cabeças de gado foram roubadas na madrugada desta quinta-feira(28) em sua fazenda Pau Ferro, na zona rural da cidade de Monteiróplis.

Segundo ele, o seu empregado que toma conta do rebanho foi para casa, como sempre faz às 20 horas de quartafeira(27) e ao chegar de madrugada para tirar leite das vacas no dia seguinte sentiu falta dos animais e foi até a residência do pecuarista Alcântara chama o patrão comunicado a ausência dos animais.

Ao realizar a contagem do gado, o pecuarista percebeu que estava faltando cerca de 45 cabeças de animais no prejuízo avaliado em cerca de R$ 180 mil reais.

O roubo dos animais, criou uma preocupação dos pecuaristas amendrontados, pois segundo Cícero Alcântara jamais foi registrado uma quantidade de animais roubados em um só dia.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Postado em 28/05/2015 às 16:57 por Blog do Bernardino em Bernardino

Justiça manda: prefeita Conceição sair e voltar o vice Erasmo Dias

Em menos de um mês, o comando da cidade mudou três vezes por decisão judicial. Esse impasse entre os dois desembargadores está causando um grande problema administrativo em Traipu.

Sai Conceição e entra Erasmo Dias

Foto:Darvilan Palmeira

A briga de vaidades entre dois desembargadores: Fernando Tourinho e Fábio Bittencourt, vem deixando o povo de Traipu sem saber quem é o prefeito do dia. O arranca rabo entre dois membros da Justiça alagoana levou o Tribunal de Justiça reconduzir o vice prefeito Erasmo Dias(PRTB) para a prefeitura de Traipu.

Em menos de um mês, o comando da cidade mudou três vezes por decisão judicial. Esse impasse entre os dois desembargadores está causando um grande problema administrativo em Traipu.

Dessa vez, o desembargador Fabio Bittencourt deu uma decisão idêntica à que já havia sido suspensa pelo seu colega Fernando Tourinho.

Resultado:: a prefeitura sai de novo de Conceição Tavares e vai para o vice-prefeito.

Rádio não fala sobre caso

A decisão da Justiça levou a direção da Rádio Novo Nordeste, em Arapiraca, a proibir noticiar o caso até a sua decisão final no Supremo Tribunal de Justiça. O caso se encontra virando jogoso e quem tem menos culpa nisso é o povo de Traipu.

O problema é que essa decisão já foi cancelada o processo estava, no entendimento do outro desembargador, defeituoso. Ou seja  em breve, a prefeita Conceição Tavares(DEM) deve voltar mais uma vez. É quem sai perdendo nessa bagunça é a população da cidade, que tem os serviços públicos parados toda vez que tem uma mudança de gestor.

Vai recorrer

A prefeita Conceição Tavares vai recorrer da decisão do desembargador Fábio Bittencourt que mantém golpe articulado por vice-prefeito e presidente da Câmara Municipal. A decisão de hoje é idêntica à anterior, já anulada pelo próprio Tribunal de Justiça.

“É uma decisão estranha, só mudou o nome da parte autora.

 Acredito que, mais uma vez, o Tribunal de Justiça vai reverter a decisão e confirmar que sou a prefeita legítima, eleita com voto do povo de Traipu. O outro é golpista”, declara a prefeita Conceição Tavares.

Decisão de hoje

 Em decisão publicada nesta quinta-feira (28), o desembargador Fábio Bittencourt, acolheu Agravo de Instrumento impetrado pelo prefeito Erasmo Dias, e anulou o documento que havia concedido o retorno da ex-prefeita Conceição Tavares ao cargo de chefe do Poder Executivo naquela cidade ribeirinha.

Ela passou 17 dias nos Estados Unidos, e não solicitou autorização da Câmara de Vereadores para afastar-se do cargo, como prevê a legislação.

Bittencourt argumentou que a decisão liminar proferida deve ser reformada porque, segundo ele, se embasa em interpretação equivocada do texto constitucional e legal.

O desembargador frisa, em sua decisão, que pressupõe que para a perda do cargo da agravada (Conceição Tavares) seria necessária a observância do procedimento previsto no Decreto-lei n.o
201/1967, afirmando que a premissa não é verdadeira.

Por conta disso, Fabio Bittencourt requereu, então, que seja concedido efeito suspensivo ao presente agravo, para afastar os efeitos da decisão do Juízo de primeira instância, mantendo-se eficaz o ato que determinou a vacância do cargo na Prefeitura de Traipu, por conta da denúncia com documentos que comprovariam a ausência da prefeita no cargo por mais de 15 dias, e com isso a consequente colocação do vice Erasmo Dias na condição de prefeito.

acesse twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Postado em 28/05/2015 às 16:07 por em Bernardino

Marcha dos prefeitos chega ao fim com aprovação da Carta

O documento, que registra os principais acontecimentos do evento, destaca o debate com os partidos políticos sobre a Reforma Política.

Leitura feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, as atividades do evento foram encerradas na manhã de hoje.

Ascom/CNM

Brasilia, urgente(28) - Com leitura e aprovação da Carta da XVIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, feita pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, as atividades do evento foram encerradas na manhã de hoje.

Desde segunda-feira, a Capital Federal foi palco do maior evento municipalista mundial, e pelo menos oito mil municipalistas e convidados estiveram na Marcha este ano, o que representa recorde de público. Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e demais gestores do poder local apresentaram suas reivindicações ao Poder Executivo, Judiciário de Legislativo.

O documento, que registra os principais acontecimentos do evento, destaca o debate com os partidos políticos sobre a Reforma Política. “Realizou-se uma verdadeira sessão do Congresso Nacional na Marcha com a presença dos presidentes das duas casas legislativas, dos líderes partidários da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com o presidente e o relator da Comissão Especial do Pacto Federativo, além de centenas de parlamentares”.

Reivindicações

A carta apresenta as nove principais reivindicações municipalistas deste ano. Assinada por Ziulkoski, ela também comtempla: “os parlamentares assumiram o compromisso com a pauta legislativa dos Municípios composta por 17 iniciativas, em especial com o novo ISS, mecanismo de reajuste dos programas federais, o FPM anticíclico e a vedação de se criar despesas sem a clara fonte de recursos”.

A mesa federativa, com a presença de governadores de Estado, os representantes das entidades municipalistas e do governo federal foi outro destaque do encontro. Os programas de interesse dos Municípios dos ministérios da Integração Nacional, do Meio Ambiente e da Saúde foram apresentados pelos ministros. Além disso, o poder legislativo foi valorizado, em debate ocorrido na programação da Marcha.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Postado em 28/05/2015 às 13:14 por em Bernardino

Região do Agreste vai ganhar Centro de Acolhimento para dependentes químicos

Inauguração acontece nesta sexta-feira (29), em Arapiraca, durante o Governo Presente

Prefeita Célia Rocha

Samuel Alves

A partir desta sexta-feira (29), as comunidades do Agreste de Alagoas vão contar com a proximidade dos serviços disponibilizados pela Secretaria de Prevenção Social à Violência. Durante o evento Governo Presente, organizado pelo Governo de Alagoas, vai ser inaugurado o Centro de Acolhimento para dependentes químicos no município de Arapiraca.

A inauguração está agendada para as 19h e marca o início da interiorização das ações de assistência aos dependentes químicos, com a implantação de uma unidade da Rede Acolhe, que antes só tinha sede em Maceió. A estrutura vai ser responsável por receber os dependentes químicos vindos de 50 municípios do interior do estado. Cerca de 15 profissionais vão atuar na nova sede, sendo duas equipes de Anjos da Paz, mais duas equipes que vão ficar responsáveis pela triagem.

"Arapiraca ganha um equipamento para combater a dependência química na região. O Centro de Triagem e os Anjos passam agora a ter uma atenção de proximidade. Considerando os princípios de Governança, definidos pelo governador, proximidade, transparência e ética, a regionalização dá resposta a esse desejo, de proximidade", explica o secretário de Prevenção Social à Violência, Jardel Aderico.

O gestor esteve reunido no último sábado com a prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, e representantes de todos os equipamentos da prefeitura municipal que vão atuar em parceria com a Rede Acolhe, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Centro de Apoio Psicossocial de Álcool e Outras Drogas (Caps-AD).

De acordo com Jardel Aderico, a inauguração da unidade de Arapiraca traz mais agilidade para a prestação do serviço e ajudará, principalmente, as famílias de pessoas com dependência. "No contexto familiar, a ida para Arapiraca também tem um grande significado. A família ligava e os Anjos tinham que agendar a ida em dois a quatro dias, além do tempo que demora para chegar lá. Estando na cidade, o serviço vai ser prestado de forma muito mais rápida", completou Aderico.

O dependente químico que busca por ajuda pode procurar os serviços do Centro de Acolhimento. Ele passa primeiro pelo serviço de triagem, onde é feito um levantamento de dados para definir a melhor comunidade para que ele seja encaminhado. Uma equipe multiprofissional também faz uma avaliação médica e psicológica do dependente, que depois é encaminhado.

Apenas para os serviços que vão ser prestados na unidade de Arapiraca, a equipe da Rede Acolhe definiu 18 comunidades para acolher os dependentes químicos. A Rede também vai atuar em parceria com a Unidade de Acolhimento Infanto Juvenil de Campo Alegre, que tem capacidade para acolher dez dependentes de 10 a 18 anos de idade, de ambos os sexos.

As famílias e dependentes podem entrar em contato pelo número 3539-8441. A nova sede fica na rua Barão de Alagoas, 118, no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca.

Anjos da Paz

O trabalho de recuperação de dependentes químicos também envolve equipes formadas por assistentes sociais e psicólogos, que atuam como Anjos da Paz. Elas são responsáveis por visitas domiciliares, ações nas ruas e por oferecerem orientações e apoio às famílias e aos dependentes. Os profissionais passam informações sobre possibilidade de recuperação, serviços de prevenção ao uso abusivo de drogas e também encaminham os dependentes para o Centro de Acolhimento e para as comunidades.

Nesta sexta-feira (29), durante as ações do Governo Presente, Anjos da Paz vão estar em Arapiraca para oferecer o serviço de orientação sobre a dependência química e o vício das drogas. O evento é uma iniciativa pioneira na gestão estadual e levará as secretarias de Estado com ações de cidadania para perto da população.

A Rede Acolhe possui uma parceria com cerca de 30 comunidades acolhedoras, que estão em processo de credenciamento junto ao Governo do Estado. Na comunidade, o dependente químico passa um período de seis meses, acompanhado por um psicólogo e participa de várias atividades com a abordagem sócio-emocional, que permitem levar o dependente a se afastar das drogas. Desde 2010, mais de 12 mil dependentes químicos passaram pela Rede Acolhe em Alagoas.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com

Postado em 28/05/2015 às 07:58 por em Bernardino

Com prefeitos em Brasília, Renan aumenta o tom de crítica a Dilma

Renan afirmou também que se a presidente Dilma Rousseff vetar a proposta alternativa ao fator previdenciário, o Congresso derrubará o veto.

Renan afirmou também que se a presidente Dilma Rousseff vetar a proposta alternativa ao fator previdenciário, o Congresso derrubará o veto.

Waldemir Barreto/Agência Senado

Brasilia, urgente(28) - O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), cada dia que passa eleva o tom de suas críticas ao governo federal e à presidente Dilma Rousseff.

 

Nesta quarta-feira, em Brasília, durante a marcha dos prefeitos, o senador afirmou que “o municípios brasileiros estão sendo, do ponto de vista da sua autonomia, cada vez mais esvaziados, porque há um centralismo absurdo, quase sádico, do poder central, de cada vez mais abocanhar os recursos em detrimento dos municípios”.

O discurso a teve a mesma linha de raciocínio do que foi feito na véspera pelo presidente da Amupe e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB).

Para o senador, a aprovação das Medidas Provisórias do ajuste fiscal também vai prejudicar os municípios.

Disse ele: “Esse ajuste fiscal é na verdade um embuste fiscal porque penaliza o pobre, tributa a renda, tributa o salário. Os municípios brasileiros serão penalizados pelos cortes que a medida provisória faz”.

Na véspera, em sessão presidida pelo próprio Renan, o Senado aprovou a MP 665 que dificulta o acesso ao seguro-desemprego e ao abono salarial.

Renan afirmou também que se a presidente Dilma Rousseff vetar a proposta alternativa ao fator previdenciário, o Congresso derrubará o veto.

“Não dá para a gente substituir o Congresso. Se houver um veto, nós vamos analisar o veto. Eu entendo que a expectativa de todos nós congressistas é de que esse veto, se houver, possa a ser derrubado. Mas eu acho que a presidente terá uma nova chance de demonstrar sensibilidade”, afirmou.

acesse>twitter@Bsoutomaior

E-mail Bernardinosm01@hotmail.com